Caruru, samba e muita alegria marcaram a festa de aniversário da maior feira livre de Salvador.
 
Os 60 anos da Feira de São Joaquim foram comemorados com o tradicional caruru, distribuído gratuitamente para o público, e muito samba, no último sábado (28), no píer do equipamento, na Cidade Baixa, em Salvador. O evento, que recebeu o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), teve a participação especial do cantor Beto Jamaica, do grupo É o Tchan, entre outras atrações. A festa reuniu cerca de três mil pessoas, para a celebração do espaço como patrimônio cultural, gastronômico e turístico da capital baiana.

“Felicidade grande participar dessa festa, celebrando o aniversário da feira. Eu era menino e vinha com a minha avó e a minha mãe fazer compras, inclusive as coisas do axé para o nosso terreiro. São Joaquim vai ficar sempre na memória”, relatou Jamaica.
 
“Este é um ano muito especial, porque a nossa feira é agora uma senhora de 60 anos e está sendo festejada com um caruru de dez mil quiabos. Agradecemos muito o apoio do Governo do Estado”, declarou o presidente do Sindicato dos Feirantes e Ambulantes de Salvador, Nilton Ávila Filho, o Gago da Feira.
 
“Os feirantes comemoram o aniversário do local de trabalho, enquanto acontece a segunda etapa da requalificação do equipamento, que vai ficar mais atraente para receber baianos e turistas, após as intervenções do Estado”, completou o assessor especial da Setur-BA, Valdenor Cardoso.
 
Turismo de eventos - No último fim de semana, eventos das áreas da saúde, esporte e religião tiveram, também, o apoio da Setur-BA. O 32º Congresso Brasileiro de Nefrologia, no Centro de Convenções, na Boca do Rio, em Salvador, registrou 2,7 mil participantes, do Brasil e de mais dez países. Além do conteúdo científico, a programação incluiu apresentações de artistas baianos.
 
Ainda na capital, a 3ª Etapa do Circuito Baiano de VA’A reuniu 250 atletas da Bahia, Rio de Janeiro, Sergipe e Alagoas. A prova de canoa havaiana teve como base a Marina da Penha, na Ribeira, e percursos diversos pela Baía de Todos-os-Santos.
 
Já em Esplanada, na Costa dos Coqueiros, a Praça de Eventos recebeu 10 mil pessoas na Semana Evangélica, com palestras, momentos de oração, manifestações culturais e música gospel. Além de esplanadenses, a iniciativa atraiu moradores de Acajutiba, Crisópolis, Rio Real, Conde, Jandaíra, Entre Rios, Cardeal da Silva e Araçás.