Delegação participa do Inspira Ecoturismo e traz novas ideias para o destino baiano.


Porto Seguro marcou presença no Inspira Ecoturismo, comprometendo-se com a preservação e desenvolvimento sustentável. Entre os dias 10 e 14 de setembro, a Secretaria Municipal de Turismo, representantes de entidades de Caraíva e do trade, empresários e indígenas, em uma missão organizada pelo Sebrae, participaram de série de palestras e visitas técnicas em Bonito, Serra da Bodoquena e Pantanal, em Mato Grosso do Sul, trazendo novas práticas e inovações para aplicar no turismo local.

Com o tema "Construindo Novos Destinos", o evento proporcionou momentos de aprendizado e troca de experiências sobre sustentabilidade e inovação no turismo. Porto Seguro, com sua rica biodiversidade, manifestações culturais dos povos Pataxó e áreas de Mata Atlântica, destacou-se na busca por projetos que combinam turismo e preservação ambiental, mostrando que é possível crescer de forma sustentável. Controle de fluxo de turistas, normativas de segurança, vouch único eletrônico e ecoturismo foram focos principais para Porto Seguro quer implementar iniciativas em 2025, com novas segmentações, afinal, o destino compreende imenso potencial com seus parques Pau Brasil, além do Marinho Recife de Fora Monte Pascoal e várias RPPNs,.

A participação de Tapy Pataxó, primeira liderança feminina da Reserva Porto Boi, foi um destaque para Porto Seguro, com a apresentação do caso de sucesso da Reserva, que recebeu 18.000 turistas em 2023, preservando a cultura e o meio ambiente. Para Tatiana Paixão, proprietária da pousada Casa de Paixão Caraíva e presidente do MUDA! Coletivo Brasileiro pelo Turismo Responsável, esta foi uma oportunidade importante de aprendizado e troca de experiências. Segundo ela, ao observar o que outros destinos, como Bonito, estão fazendo, propicia um ampliar de horizontes e trazer melhorias para casa.

A delegação de Porto Seguro retorna após reuniões com o secretário de Turismo de Bonito e gestores, participação nos seminários, sabendo mais sobre gerir turismo regenerativo, seu foco para 2025. Segundo o secretário de turismo, Guto Jones, participar de eventos como o Inspira Ecoturismo é fundamental para garantir o desenvolvimento responsável do destino, multiplicando aprendizados para promover uma gestão que valoriza tanto o progresso quanto a preservação.