Celebrando a riqueza de Campos do Jordão, 12 chefs destacaram a paixão e o legado culinário da região, unindo tradição e inovação em uma experiência inesquecível junto ao universo dos livros

A Cozinha da Mantiqueira levou, na terça-feira, 10, o projeto Cozinhando com Palavras, sob curadoria do chef André Boccato, para a Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2024. O objetivo da ação foi divulgar a gastronomia da cidade mais alta da Serra da Mantiqueira e o livro Sabor da Montanha, escrito por mais de 32 chefs de Campos do Jordão e região, tendo em suas páginas receitas e tradições que encantam os paladares e alimentam o conhecimento de quem se interessa pela gastronomia.

“Foi uma alegria imensa levar para o Cozinhando com Palavras, na Bienal do Livro, esses chefs tão importantes para a gente difundir essa rica gastronomia da Mantiqueira. Precisamos valorizar esses profissionais, ingredientes e produtores locais. É isso um pouco do que fizemos na Bienal e vamos continuar esse trabalho porque amamos a gastronomia, fazer amigos e a Mantiqueira”, ressaltou o chef André Boccato, curador do Cozinhando com Palavras.

A manhã do dia 10 de setembro, na Bienal, começou apetitosa com a junção das três receitas dos chefs do Hotel Toriba. O chef Luiz Cherubin, do restaurante Pennacchi, fez um delicioso gnocchi de batata doce roxa; Thiago Silva, do restaurante Bonanza Grill, preparou um suculento bife ancho; e Jeferson da Matta, do restaurante Toribinha, criou uma fonduta de queijos da Mantiqueira para os apaixonados por queijos e experiências diferenciadas.

Para conhecer os bosques e rios da Mantiqueira, viajamos com o chef Anderson Oliveira, do restaurante Dona Chica, até Campos do Jordão e a Espanha. Ele preparou a paella da Montanha, enquanto contava as histórias dos produtores locais e dos alimentos frescos, como a truta, os cogumelos e os tomates-de-árvore. A viagem não parou por aí: os visitantes da Bienal puderam conhecer um pouco da história da chef Maria Catão, do restaurante Elio Cucina Speciale, e experimentar a famosa caponata jordanense à la italiana, que trouxe o agridoce e o frescor juntos à facilidade do prato.

A Bienal do Livro ficou pequena para os aromas e sabores que os 12 chefs entregaram no Cozinhando com Palavras. Campos do Jordão deixou sua marca registrada dos melhores fondues do Brasil, com o chef Francisco Bernardo, do restaurante Bam Bam, que preparou fondue de queijo com uma explosão de sabores, incluindo o queridinho pinhão, a goiabada e o pãozinho para acompanhar. Para os amantes de cervejas artesanais, o chef Lee, da Cervejaria Caras de Malte, conquistou as pessoas com a costela na cerveja, que derretia na boca, e arroz carreteiro com pinhão. Todos brindaram com cerveja os sabores surpreendentes.

Os fãs de livros e gastronomia puderam presenciar o preparo de diferentes estilos de receitas e vivências, como foi destacado por Carmen Cândido, gerente executiva da Associação Cozinha da Mantiqueira. “O nosso livro Sabor da Montanha enaltece a diversidade, que é um reflexo do que é a nossa associação: de sabores, conceitos e cozinhas unidas. Ao mesmo tempo, também fortalece a difusão dos nossos insumos tão importantes na Mantiqueira, como pinhão, azeites, cogumelos e queijo, e a maneira como fazem releituras de pratos típicos da cozinha brasileira e do mundo, mas com um toque da Mantiqueira”.

A experiência gastronômica não parou um momento e os aromas encantaram aqueles que estavam acompanhando as palestras e os que passavam por perto. Outro prato que esquentou o coração e o estômago dos visitantes foi o guisado de cordeiro do chef João Franco, do restaurante Bella Vista. Depois, o encontro foi de dose dupla e com sentimento de comida reconfortante com o nhoque ao sugo das chefs Maria Cláudia Rebelo e Arieli, do restaurante Nonna Mimi. O vermelho do molho e das dolmãs combinaram com a paixão que elas entregaram nos preparativos.

A noite chegou e a despedida de pratos tão incríveis deixou os visitantes com desejo de comprar o livro e conhecer os restaurantes de Campos do Jordão e região. Para finalizar com chave de ouro, o público pode experimentar o delicioso carreteiro da Mantiqueira, feito com truta, pinhão, o azedinho da pimenta biquinho e queijo, do chef Luiz da Rocha, do grupo GSC (restaurantes Villa Gourmet, Villa Montese e Dom Macedo). E para brindar a conclusão do evento, a chef Carla Godoy, da microcervejaria e restaurante Vemaguet, preparou um joelho de porco com chucrute, que juntos criaram uma explosão de sabores e despertaram o desejo de repetir o prato inúmeras vezes.

"Este evento não só celebrou a riqueza da gastronomia da Mantiqueira, mas também destacou a importância de valorizarmos nossa cultura e tradição através da culinária. A presença dos chefs e a resposta calorosa do público reforçam nosso compromisso em promover e preservar os sabores únicos de nossa região e divulgá-las, mostrando que Campos do Jordão pode ser um destino encantador em todos os meses do ano”, afirmou Rafael Marcandali, diretor do Consórcio Aproveite Campos do Jordão

Sobre o Consórcio Aproveite Campos do Jordão

O município de Campos do Jordão, situado no lado paulista da Serra da Mantiqueira, a 1.628 metros de altitude, por meio de um pool de associações locais, criou o Consórcio Aproveite Campos do Jordão. A cidade é considerada a mais alta do Brasil, apropriada para celebrar os melhores momentos, aproveitar o clima com estilo e requinte. O destino de natureza, acolhe com maestria seus moradores e visitantes. Os eventos são catalisadores e também uma vitrine da região, que oferece uma atmosfera de sofisticação de lazer e prazer nas montanhas.