Os profissionais mencionaram como a tecnologia está revolucionando a forma que as agências de viagens realizam o seu marketing e comunicação

A 5ª edição da Expo Ski, realizada no Clube Athletico Paulistano, em São Paulo, entre os dias 9 e 10 de setembro, contou com a palestra "Inovação e Marketing juntos na conquista do cliente: como essa integração pode beneficiar a sua agência", conduzido por Daniel Turbox e Thais Medina. O tema despertou grande interesse no público composto por agentes de viagens de diversas cidades brasileiras.

Na apresentação, Daniel e Thais mencionaram como a tecnologia está revolucionando a forma que as agências de viagens realizam o seu marketing e comunicação, bem como operam e atendem seus clientes. Os especialistas abordaram aplicações práticas de inteligência artificial, incluindo recomendações de destinos, personalização de itinerários e automação de reservas, utilizando exemplos reais de empresas do Turismo. 

"Não é novidade que a IA já se tornou uma ferramenta poderosa no marketing. No entanto, para usar essa tecnologia de maneira eficaz, é fundamental ter uma estratégia e planejamento bem definidos. Antes de integrar a IA na execução, é fundamental entender, por exemplo, quais são os objetivos da empresa e o público-alvo que se pretende alcançar. O chatGPT pode funcionar como um assistente valioso ao trazer ideias inovadoras e personalizadas para campanhas, além de produzir conteúdos alinhados com o tom e a mensagem da marca. Mas, sem um plano claro, é fácil se perder nas possibilidades”, comentou Thais, fundadora e diretora geral da Business Factory, agência de marketing especializada em Turismo e representação de destinos. Ela, que também é palestrante e professora na pós-graduação da FGV e do Senac-SP e Top Voice em Estratégia de Marca no LinkedIn, fez um alerta: o lado humano jamais pode ser deixado de lado. “A combinação de planejamento humano com o poder da IA pode transformar a forma como fazemos marketing hoje no Turismo", completou.

Daniel enfatizou que a IA vai além da simples automação de tarefas. "Ela está se tornando uma ferramenta estratégica para criar experiências personalizadas e melhorar o atendimento ao cliente, permitindo que as agências de viagens se destaquem em um mercado cada vez mais competitivo. Essas tecnologias também são essenciais para melhorar a eficiência das empresas e reduzir custos. É o caso de utilizar notificações push em resorts de ski, chatbots em hotéis de luxo e da otimização operacional em redes hoteleiras globais, o que já vêm ilustrando o impacto transformador no nosso setor", completou o profissional, especialista em IA e automação para o Turismo, fundador da Turbox e do app Meu Agente, palestrante, professor de pós-graduação e consultor de negócios com foco em gestão e tecnologia.

A palestra também ofereceu insights e apresentou ferramentas acessíveis que as agências podem implementar de forma prática, como ManyChat e o ChatGPT, com uma visão clara de que a IA não é apenas sobre tecnologia, mas sobre transformar a vida das pessoas.

O evento, realizado por Adriana Boischio, reúne marcas do segmento de turismo de neve de alto padrão em uma agenda de rodadas de negócios e muito networking, mas também de workshops e capacitações com profissionais de peso do mercado. Também estiveram presentes 50 expositores, incluindo companhias aéreas, meios de hospedagem, locadoras de carro, operadoras de turismo e seguro assistência que trabalham com produtos de neve de várias localidades do mundo.

SOBRE THAIS MEDINA

Reconhecida como Top Voice em Estratégia de Marca no LinkedIn, Thais tem mais de 20 anos de experiência no Turismo, com atuação em operadoras, destinos turísticos, hotelaria, setor público, agências de comunicação e redação. Fundadora e diretora geral da Business Factory, agência de marketing especializada em Turismo e representação de destinos, ela também é palestrante e professora de pós-graduação na FGV e no Senac-SP. Jornalista, tem especialização em Management pela University of Ohio (EUA), além de MBAs em Marketing pela FGV, Gestão Estratégica pela USP e Estratégia Empresarial com técnicas de coaching. Como Master Coach, foca no desenvolvimento de lideranças e na gestão empresarial.

SOBRE DANIEL TURBOX

Especialista em Inteligência Artificial e Automação para o Turismo, Daniel tem mais de duas décadas de experiência no setor. Em 2017, fundou a Turbox, dedicada à implementação de novas ferramentas e metodologias que têm transformado o mercado. No mesmo ano, lançou o aplicativo "Meu Agente", hoje amplamente reconhecido e utilizado por agências e operadoras de Turismo em todo o Brasil. Além de seu papel à frente da Turbox, Daniel atua como palestrante, professor de pós-graduação e consultor de negócios com foco em gestão e tecnologia, contribuindo de forma significativa para o avanço do segmento por meio da inovação.