Encontro FBHA reúne os principais players do setor para discutir inovação e desenvolvimento, e fortalece a região.

A edição de Teresópolis do 6º Encontro Fluminense FBHA - Integração do Turismo Regional, reuniu, no último dia 20/08, no Hotel Sesc Alpina, cerca de 300 participantes entre autoridades, empresários, estudantes do Sesc/Senac e profissionais de diversos segmentos relacionados ao turismo, além de caravanas vindas das cidades de Guapimirim e Nova Friburgo. O evento também contou com espaço para empresas dos setores de hospedagem e alimentação fora do lar e fornecedores locais.

 

Na abertura, o anfitrião Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) agradeceu à Fecomércio RJ, Sesc e Senac pelo apoio aos Encontros Fluminenses e pelo incremento, através de diversas iniciativas, à cultura e ao turismo no estado. Ele também saudou a Sincomércio, o Teresópolis Convention & Visitors Bureau e o Polo Gastronômico de Teresópolis pela parceria decisiva para a realização do encontro.

 

“Nossa intenção ao realizar os Encontros FBHA no interior do estado do Rio de Janeiro é integrar os principais agentes do turismo da região com o Sistema Comércio, as entidades de classe e os profissionais dos segmentos de turismo, hospedagem e alimentação fora do lar em torno de projetos e ações conjuntas em prol desses setores, além de trazer informações e novidades que vão ajudar o empresário no dia a dia de suas empresas. Em 2024, vamos ainda estender essa conectividade para Campos dos Goytacazes e Armação dos Búzios”, afirmou Sampaio.

 

Beth Mazzi, secretária de Turismo de Teresópolis, em sua fala, destacou a relevância que o setor tem para a região e a importância de reunir associações e empresas de diversos segmentos que interagem com o turismo em torno do desenvolvimento social e econômico que ele pode proporcionar. Já Vânia Baddini, presidente do Polo Gastronômico de Teresópolis, ressaltou a interligação entre gastronomia e hotelaria e seu papel na indústria de turismo, além do valor para os empresários e profissionais de Teresópolis e cidades vizinhas da ampliação do networking e da integração e estreitamento dos laços comerciais entre fornecedores e compradores da região.

Ao longo do dia foram apresentadas palestras sobre inovação, competitividade nas empresas familiares, programas de fomento ao turismo, atualizações legislativas e principais dúvidas jurídicas. Em sua apresentação, a diretora de Turismo Social, Hotelaria e Alimentação do Sesc RJ, Adriana Homem de Carvalho apontou que a integração do turismo começa pela circulação de informações que podem servir de modelo para os atores do setor. “A Fecomércio RJ, por exemplo, firmou uma parceria com o Visit Rio, que pode ser estendida aos demais Conventions Bureaux do estado, para apoiar a captação de eventos internacionais com planejamento e logística. Desde março, já foram confirmados oito encontros internacionais para a cidade do Rio de Janeiro”, explicou ela, que completou em seguida: “Os pequenos destinos não devem se intimidar, mas sim se candidatarem a sediar esses eventos, uma vez que mais de 50% deles têm, em média, 400 pessoas. Lembrando que sua captação é sempre um trabalho a longo prazo, uma vez que pode demorar cerca de oito anos para eles acontecerem. Quando trabalhamos no coletivo, todos ganham.”

 

Marisa Cardoso, coordenadora de Turismo do Sebrae Rio, abordou a necessidade do empreendedor em encontrar as melhores estratégias para ter um diferencial no seu negócio. “A busca por novas experiências é o que move o turista. É preciso estar atento às mudanças e novas tendências e nosso papel é elaborar conteúdos que permitam que o empreendedor encontre soluções que possam ajudá-lo a gerir seus negócios”, explicou. Encerrando a programação, o ginasta Diego Hypólito emocionou a plateia com sua história de superação e resiliência.

"Os pequenos destinos não devem se intimidar, mas sim se candidatarem a sediar esses eventos, uma vez que mais de 50% deles têm, em média, 400 pessoas." - Essa frase é inspiradora e encoraja destinos menores a participarem da captação de eventos, mostrando que é possível competir com destinos maiores. Adriana Homem de Carvalho

 

Entre os presentes, Ricardo Guarilha, secretário de Cultura de Teresópolis; Silvia Guedon, secretária de Turismo de Petrópolis; Mário Seixas, secretário de Turismo de Guapimirim; Henrique Silva, subsecretário de Turismo de Teresópolis; Evany Noel, diretora de Turismo da Secretaria de Turismo de Petrópolis; Dra. Elizabeth Barbosa, presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Teresópolis e presidente do Conselho Municipal de Turismo de Teresópolis (COMTUR); Ana Medeiros, delegada da Fecomércio RJ; Samir El Ghaoui, presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau; Georgia Ferraz, presidente do Guapimirim Convention & Visitors Bureau; Edson Almeida, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares de Nova Friburgo e presidente da IGR Serra Verde Imperial; Carlos Lidizia, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Bruno Marasco, presidente do Sindicato Patronal de Hotéis, Bares e Restaurantes de Niterói e região.