O recente feriado prolongado associado à queda da  temperatura impulsionou o turismo em Petrópolis, antecipando a alta temporada, que normalmente começa no inverno.

A rede hoteleira chegou a registrar 95% de ocupação e os eventos Arraiá do Amor, em Itaipava, e a exposição de automóveis antigos no Quitandinha, atraíram milhares de pessoas. No Centro Cultural Sesc Quitandinha, a exposição “Dos Brasis: Arte e pensamento negro”, recebeu mais de 43 mil pessoas entre os dias 30 de maio e 2 de junho. 

 

Para Germano Valente, presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Petrópolis - SindTurismo, esta foi uma amostra positiva de como será a alta temporada na cidade. “Temos uma expectativa muito boa, agora chegando a Bauernfest, que é um dos principais eventos da cidade, e logo depois temos o Festival Sesc de Inverno. Além dos eventos, que são muito importantes para o Turismo, Petrópolis também tem uma esfera convidativa para esta estação, com uma gastronomia de qualidade, e os pontos turísticos, que exaltam a história e arquitetura da cidade”, destaca. 

 

Gerente do CCSQ, um dos principais atrativos de Petrópolis, Paula Gueiros revela que o Sesc está preparando uma programação especial em Petrópolis para a alta temporada. “Vamos oferecer, no período, uma variedade de programações culturais, como shows, exposições, teatro, literatura e exibição de filmes. Aproveitando o clima frio, o público poderá continuar visitando a exposição Dos Brasis: Arte e Pensamento Negro, aproveitar o Festival Sesc de Inverno, além de experimentar a gastronomia do nosso Q-Bistrô e do Q-Café”, disse. 

 

Para Germano, as perspectivas para o Turismo em 2024 em Petrópolis são positivas. “Historicamente, Petrópolis sempre tem um aumento na demanda turística neste período de frio e esperamos que neste ano o número de visitantes seja ainda maior do que nos anos anteriores. O Turismo aquecido está diretamente ligado à geração de emprego e renda para o setor e também ao impacto em outras atividades como comércio e serviços”, destaca. 

 

Porém, ele destaca a necessidade de investimentos em infraestrutura para receber os turistas na alta temporada. “A atenção ao trânsito e à segurança, por exemplo, são muito importantes para que a experiência destes visitantes seja positiva”, conclui o presidente do SindTurismo.