Um recorte do projeto, em parceria com a Enel, fica em exposição até dia 04 de março em Portugal

O Museu de Arte do Rio chegou com a mostra itinerante “Meu Lugar”, em parceria com a Enel Distribuição, em Portugal. Através do projeto Arte Box, o MAR leva um recorte da sua exposição para o Aeroporto de Lisboa, ganhando destaque internacional junto ao público europeu.

No projeto feito pelo curador da mostra, Thiago Fernandes, estão expostas 27 obras que retratam a relação dos habitantes do Estado do Rio de Janeiro com as suas moradias, através de um olhar poético e ao mesmo tempo crítico sobre os problemas e soluções em torno do habitar. “O ponto de partida para a reflexão é o dado de que apenas 15% das moradias no Brasil são construídas por arquitetos ou engenheiros. A maioria das nossas habitações são planejadas e erguidas pelos próprios moradores”, comenta o curador.

O Museu de Arte do Rio reconhece que as populações socialmente vulneráveis devem ter direito à energia, água, saneamento básico e outros serviços fundamentais para sua sobrevivência e para que não sejam recorrentes as práticas que reverberam em riscos ecológicos e sanitários. “Ampliar o Museu para outras cidades é uma maneira de descentralizar o acesso à cultura e ainda proporcionar às pessoas uma experiência diferenciada. ‘Meu Lugar’ possibilita um olhar documental sobre a maneira de viver de milhares de brasileiros. Dessa maneira, a parceria firmada com a Enel reforça a missão do MAR de apresentar narrativas de uma perspectiva diversa e democrática”, afirma Leonardo Barchini, Diretor e Chefe da Representação da OEI no Brasil.

 

ENEL BRASIL

A Enel Brasil é a maior empresa do setor elétrico brasileiro e líder no desenvolvimento de fontes renováveis de energia no país. É hoje uma das maiores patrocinadoras de cultura do Brasil por meio de leis de incentivo, investindo em cultura, esporte e educação por um amanhã melhor. 

Patrocinadora da exposição itinerante “Meu Lugar”, a Enel Rio é a distribuidora do Grupo Enel com atuação em 66 municípios do Estado. abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.                         

 

MUSEU DE ARTE DO RIO

 

O MAR é um museu da Prefeitura do Rio e a sua concepção é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Roberto Marinho. Em janeiro de 2021, o Museu de Arte do Rio passou a ser gerido pela Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) que, em cooperação com a Secretaria Municipal de Cultura, tem apoiado as programações expositivas e educativas do MAR por meio da realização de um conjunto amplo de atividades. A OEI é um organismo internacional de cooperação que tem na cultura, na educação e na ciência os seus mandatos institucionais.

 “O Museu de Arte do Rio, para a OEI, representa um espaço de fortalecimento do acesso à cultura, ao ensino e à pluralidade intimamente relacionado com o território ao qual está inserido. Além de contribuir para a formação nas artes e na educação, tendo no Rio de Janeiro, com sua história e suas expressões, a matéria-prima para o nosso trabalho”, comenta Leonardo Barchini, Diretor e Chefe da Representação da OEI no Brasil. Em 2024, a OEI e o Instituto Artecidadania (IAC) celebraram parceria com o intuito de fortalecer as ações desenvolvidas no museu, conjugando esforços e revigorando o impacto cultural e educativo do MAR, a partir de quando o IAC passa a auxiliar na correalização da programação.

O MAR tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a Equinor e a Globo como patrocinadores master e o Itaú Unibanco como patrocinador. São os parceiros de mídia do MAR: a Globo e o Canal Curta.

A Machado Meyer Advogados, a Renner e a Wilson Sons também apoiam o MAR.

O MAR conta ainda com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, do Ministério da Cultura e do Governo Federal do Brasil, também via Lei Federal de Incentivo à Cultura.