Acordo assinado em Santiago pelos presidentes dos dois países e também pelos ministros do Turismo irá fortalecer as ações conjuntas em prol do setor

Fortalecer o fluxo turístico entre Brasil e Chile por meio de ações de divulgação, intercâmbio técnico e promoção de investimentos turísticos. Este e outros pontos foram contemplados em um Plano de Ação assinado pelos presidentes da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Chile, Gabriel Boric, nesta segunda-feira (05/08), em Santiago, no Chile. Os ministros do Turismo do Brasil, Celso Sabino, e a subsecretaria de Turismo do Chile, Verónica Pardo, estão entre os signatários do documento.

O mercado chileno está entre as prioridades para o desenvolvimento do turismo no Brasil. Apenas no primeiro semestre de 2024, o Chile foi o terceiro maior emissor de turistas para o Brasil (332.728) atrás apenas da Argentina (1.196.775) e dos Estados Unidos (353.998).

"Já temos uma importante troca no campo do turismo entre Brasil e Chile, mas queremos estreitar as relações, ampliando a oferta de voos entre os dois países, promovendo a atração de investimentos por meio de um ambiente de negócios cada vez mais atrativo, além de estimular a realização de parcerias em relação às experiências turísticas, qualificação, dados, entre outras. Os bons resultados devem ser comemorados, mas ainda queremos avançar nesse campo", afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

De acordo com o documento assinado no Chile, as principais áreas de cooperação entre as nações são: intercâmbio técnico entre profissionais dos órgãos oficiais de turismo; facilitação e estímulo ao fluxo turístico; intercâmbio de informações e de estatísticas sobre turismo; treinamento e assistência técnica em turismo; promoção de eventos turísticos no território de cada uma das Partes; facilitação e promoção de investimentos turísticos recíprocos; intercâmbio de documentos e de propaganda turística; e troca de informações e experiências em segmentos do turismo, entre outros. A vigência do Plano de Ação será de três anos.

ONU Turismo - Em dezembro de 2023, o Brasil inaugurou o primeiro escritório da ONU Turismo no continente americano. A unidade, localizada no Rio de Janeiro, focará nas ações para desenvolver o turismo na Região das Américas e do Caribe e pretende captar recursos e investir em qualificação profissional no setor. Além da sede da ONU Turismo em Madri, na Espanha, a entidade possui apenas um outro escritório regional em funcionamento, localizado na cidade de Riad, na Arábia Saudita.