Mais de 500 empresas participaram dos encontros em 2017

O Seminário de Inteligência Competitiva, promovido pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), que tem como objetivo atrair e receber mais turistas internacionais, conseguiu capacitar aproximadamente 500 integrantes da cadeia produtiva do turismo brasileiro, nas últimas seis edições realizadas em 2017.

Os eventos aconteceram em diferentes cidades brasileiras e serviram para preparar gestores, destinos e empresas do setor para conseguir melhorar a qualidade da recepção a esse público. 

A ação teve uma avaliação positiva, como explica o coordenador- geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica, Alisson Andrade. Para ele, encontros dessa natureza aumentam o diálogo com a iniciativa privada e gestores do setor e possibilitam acesso à informação diferenciada sobre o mercado internacional, por meio do trabalho no exterior dos Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs). Além disso, a troca de informações pode nortear as empresas e gestores no planejamento e direcionamento da comercialização de seus produtos turísticos.

A ação é um dos produtos de inteligência da Embratur, cujo objetivo é disseminar tendências e oportunidades no mercado.  Entre os produtos, incluem-se Perfis de Mercado, Boletim de Inteligência Competitiva e, brevemente, Panorama de Comercialização e Destaque de Mercado.

Alisson Andrade lembra que os debates podem despertar nos empresários a necessidade de participação em diferentes modalidades de promoção e apoio à comercialização de produtos turísticos da Embratur, como as feiras internacionais, famtours, presstrips e outros.