Em parceria com a Embaixada do Brasil na capital portuguesa, Instituto participa de congresso direcionado ao trade turístico local

 

O Brasil recebeu destaque no 41º Congresso Nacional da APAVT (Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo), realizado de 03 a 06 de dezembro na cidade de Albufeira. No total, 500 agentes de viagens portugueses participaram da iniciativa, número recorde desde 2001, segundo a organização do evento.

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) participou da iniciativa de forma conjunta com a Embaixada do Brasil em Portugal. Por meio do representante do Escritório Brasileiro de Turismo (EBT), o Instituto dispôs de espaço exclusivo para a apresentação de produtos e destinos brasileiros e interação com o trade local.

De acordo com o Panorama de Mercados Europeus, estudo elaborado pela Embratur, 2015 tem sido o melhor ano em termos de vendas de viagem e pacotes brasileiros para o mercado português. Em 2014, mais de 170 mil portugueses visitaram o Brasil.

“Portugal é o 11º país que mais envia turistas ao Brasil. Nosso país é sinônimo de Sol e Praia, tendo como principais atrativos as belas praias, diversidade natural, com paisagens impressionantes e clima tropical o ano inteiro. Participar de ações in loco é fundamental para conseguirmos um a visão completa do que o mercado demanda”, afirmou o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz.

O tema do congresso deste ano foi “Partilhar o Futuro”. Durante o evento, o trade local acompanhou importantes debates, como parceria com companhias aéreas, estratégias de promoção do turismo de Portugal, economia e as novas cadeias de distribuição turística.

O embaixador do Brasil em Portugal, Mario Vilalva, participou da cerimônia de abertura, quando destacou o progresso das obras de infraestrutura no Rio de Janeiro e demais cidades-sede para receber os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Além do Brasil, Macau, na China, e Colômbia, também marcaram presença no evento.

APAVT – A APAVT é a única associação de agentes de viagem em Portugal e a mais antiga e representativa do turismo nacional. Seus congressos nacionais constituem os principais fóruns de debate turístico do país, reunindo um grande número de participantes, como agentes de viagens e operadores turísticos, mas também parceiros de negócio, como hoteleiros, companhias aéreas, cruzeiros, além de representantes de organismos públicos e imprensa em geral.