Presidente do Instituto, Teté Bezerra, reforçou a importância da cooperação o para atrair mais chineses à região
A integração latino-americana entre países da América do Sul para promoção turística na China foi reforçada pela presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Teté Bezerra, durante encontro com o embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang. O encontro, realizado nesta quarta-feira, foi solicitado pelo ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, para tratar sobre futuras parcerias e a realização do Festival da Lua Cheia, que ocorrerá dias 23 e 24 de setembro, em Foz do Iguaçu.
Durante o encontro, a presidente da Embratur manifestou apoio na divulgação do evento que será promovido pelo governo chinês e destacou a importância de desenvolvimento de ações conjuntas, especialmente, no que diz respeito à promoção de Foz do Iguaçu. A presidente resumiu, ainda, as ações que estão sendo trabalhadas pela Embratur no mercado. Teté destacou a participação do Instituto, em maio deste ano, na ITB China, e a realização de roadshowsem Pequim, Shangai, Cantão e Hong Kong. Durante o treinamento, os atrativos e os destinos brasileiros, em especial, Foz do Iguaçu, foram apresentados ao trade do país.
O ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, aproveitou para entregar uma carta ao embaixador chinês, na qual ele convida o ministro da Cultura e Turismo da China para participar do festival em Foz do Iguaçu. A ideia é promover um encontro entre os representantes das pastas dos países do Mercosul e os representantes do governo chinês, e desenhar uma melhor atuação para promoção turística entre os mercados. Lummertz também informou aos presentes que, em encontro com o presidente Michel Temer, apresentou a proposta de vistos eletrônicos para países de longa distância, como a China.
A reunião contou com a participação de Marco Vitório Stamm, presidente da Itaipu Binacional, que falou sobre o trabalho de cooperação técnica estabelecido entre a usina brasileira e a Três Gargantas, hidrelétrica chinesa. Além dele, estiveram presentes o coordenador da Embratur Alisson Andrade; o chefe da Assessoria Especial de Relações Internacionais do Ministério do Turismo, Rafael Luisi; e do ministro conselheiro da Embaixada da China, Zhu Qingqiao.