Este novo marco fortalece a proposta de valor da empresa, permitindo que os seus clientes vivam experiências novas e cada vez mais personalizadas graças ao uso da tecnologia
A Decolar é a primeira empresa a lançar uma assistente de viagem que integra inteligência artificial generativa com uma interface visual incremental e adaptável. A SOFIA acompanha os viajantes desde o momento em que surge a ideia de embarcar em uma nova experiência, passando pelo planejamento e coordenação da viagem em si, até o seu retorno.
Basta dizer "Eu quero surfar" para que a conversa com a SOFIA seja ativada. Em outras palavras, a interação com a Decolar começa com nada mais, nada menos que a busca de inspiração para a próxima viagem. O usuário pode conversar ou trocar mensagens, mas também pode escolher opções que a SOFIA exibe em um catálogo de destinos. Não se trata mais de um chatbot, mas de uma verdadeira assistente de viagem digital, em que o viajante pode até dispensar o bate-papo e interagir apenas tocando em elementos visuais ou falando. Além disso, assim como em uma interação humana, com a SOFIA não há necessidade de seguir uma ordem pré-estabelecida de conversa, é um bate-papo dinâmico, uma troca de ideias que leva a recomendações concretas.
A SOFIA tem a capacidade de se adaptar à reação do cliente – é uma agente de viagens empática e pode incorporar a resposta em sua próxima sugestão, algo que um site tradicional não faz. Tudo isso, aprimorado pelo conhecimento exclusivo dos mais de 30 milhões de clientes do Grupo Decolar.
A interação com a SOFIA pode evoluir para uma experiência de compra autoassistida e até facilitar o contato com um membro da equipe da Decolar para consultas de vendas e pós-venda.
"Com esse novo desenvolvimento, reimaginamos a experiência do usuário, fazendo com que o sistema se adapte ao usuário e não que o usuário entenda como usá-lo. A SOFIA é única, pois pode fazer coisas que nunca foram pensadas no fluxo de um site ou aplicativo móvel. O viajante simplesmente diz a ela o que gostaria de fazer e tem a flexibilidade de configurá-la sem ter que prever ou pensar sobre o desenvolvimento dessa interação com antecedência, algo necessário no comércio eletrônico tradicional", diz Gonzalo Estebarena, Diretor de Tecnologia do Grupo Decolar.
Uma equipe dedicada de especialistas construiu essa solução usando tecnologias como ChatGPT-4, Whisper, da OpenAI, e a plataforma escalável da AWS, o que permite uma experiência mais natural e adaptada às necessidades de cada indivíduo.
"Estamos muito entusiasmados, esse lançamento representa uma mudança de paradigma no setor de viagens e temos orgulho de ser os primeiros a oferecer esse tipo de tecnologia que, sem dúvida, levará a experiência do usuário a outro patamar", ressalta Estebarena.
Entre outros benefícios, as tecnologias de IA permitem maior eficiência operacional, produtos e serviços personalizados escaláveis e experiências cada vez mais intuitivas para o cliente. Essa nova ferramenta, que vai incorporar novas e melhores funcionalidades ao longo do ano, já está disponível em toda a região e chega para reforçar a estratégia omnicanal da empresa e combinar todo o seu portfólio de produtos.
Sobre a Decolar
A Decolar é a empresa de viagens líder na América Latina. Há 25 anos revoluciona a indústria do turismo por meio da tecnologia e, com seu contínuo compromisso com o desenvolvimento do setor, forma uma empresa consolidada, que integra BestDay, HotelDO, BDExperience, Viajes Falabella, Koin, ViajaNet e Stays.Net, tornando-se uma das empresas mais relevantes do setor, capaz de oferecer uma experiência personalizada a mais de 30 milhões de clientes.
A companhia atua em 19 países, acompanhando os latino-americanos desde o momento em sonham em viajar até quando estão compartilhando suas recordações. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas e transformar a experiência de compra, a empresa desenvolveu formas alternativas de pagamento e financiamento, democratizando o acesso ao consumo e aproximando os latino-americanos de sua próxima experiência de viagem.