Com DNA brasileiro, empresa tecnológica líder de mercado de gestão de fretamento na Europa reforça modelo de negócio no Brasil
A BusUp, empresa tecnológica com uma solução em gestão otimizada e flexível para fretamentos em empresas, finalizou sua rodada de investimento Série A para acelerar a sua expansão nos Estados Unidos e para consolidar a sua liderança no mercado brasileiro.
A rodada para o aporte de Є5 milhões - liderada pela Proeza Ventures, o maior fundo de investimento em mobilidade da América Latina, apoiada pela americana Autotech Ventures, fundo de investimento líder em mobilidade nos Estados Unidos, que investiu na Lyft , além da escola de negócios IESE, entre outros - destinará grande parte do valor na expansão do negócio no Brasil, o maior mercado hoje em dia da empresa e o país de um dos seus fundadores, Danilo Tamelini, Presidente LATAM da BusUp.
A BusUp, empresa espanhola com DNA brasileiro, faz parte do Grupo BusUp Technologies, que possui sede em Barcelona e está presente no Brasil, Espanha, Portugal, Estados Unidos e Peru, sendo o Brasil o seu maior mercado e com maior potencial de crescimento. Fundada em 2016 na Espanha, iniciou sua operação no País há quase três anos e, atualmente, tem em seu portfólio empresas como Grupo BIG, DHL, Dupont, Ober e LUFT, em estados como São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba.
O grande sucesso da solução de gestão otimizada de fretamento da startup no Brasil se reflete na credibilidade conquistada, em pouco tempo, de grandes empresas como o Grupo BIG, DHL, Dupont, Ober e LUFT, que estão confiando a terceirização da gestão de suas operações na BusUp, conseguindo não só uma redução de custos de até um 40%, como uma maior flexibilidade e controle das operações graças à sua avançada tecnologia,
Desde quando a empresa foi fundada,registra média de crescimento em cinco vezes ao ano, e passa por sua quarta captação de investimento. Até o momento, a marca já recebeu em média 8,5 milhões de euros em investimentos e o objetivo para 2021 é aumentar ainda mais o faturamento e portfólio de clientes. No Brasil, a ideia é também chegar a novos estados.
A BusUp não possui ônibus próprios, mas trabalha com mais de 150 operadores de mobilidade ao redor do mundo, com as quais estabelece parcerias de longa duração onde o operador consegue fidelizar seus melhores clientes, com melhor tecnologia e serviço, transformando assim digitalmente o setor do fretamento no Brasil que tem sido fortemente impactado pela pandemia.
"Não estamos no mercado para concorrer com as empresas de fretamento e sim para criar parcerias, trazendo vantagens e modernização para as operadoras e fidelização do cliente final. É algo que todos têm benefício", conta Tamelini. Desde sua criação em 2016, a empresa já trabalhou com mais de 100 empresas e atendeu mais de 500 mil passageiros em seus países de operação.
Enrique Zambrano, Diretor da Proeza Ventures, destaca que o compartilhamento de rotas e veículos é uma solução para desafogar o trânsito em grandes cidades e reitera sobre a preocupação com a poluição gerada pelo tráfego intenso nessas regiões: "Estamos convencidos de que o modelo de transporte compartilhado da BusUp oferece uma das soluções mais sustentáveis e que ajudará a mudar o mundo que conhecemos para as gerações futuras".
Segundo os investidores, esse era o momento ideal para a rodada."Não ter que dirigir para o trabalho é uma proposta de valor muito atraente. O transporte compartilhado traduz-se em benefícios claros e relevantes em termos de eficiência e flexibilidade para os utilizadores, bem como para as empresas que souberam ver que esta proposta aumenta a produtividade e satisfação dos seus colaboradores e contribui para a retenção de talentos, conta Dan Hoffer, CEO da Autotech Ventures. "Nesse sentido, acreditamos que a solução compartilhada da BusUp mudará as regras do jogo do transporte corporativo, pois se enquadra perfeitamente na 'nova normalidade' do trabalho híbrido, proporcionando uma solução segura e flexível para as empresas, independente do seu porte", finaliza.