As companhias aéreas poderão se antecipar e definir objetivos de negócios por meio de informações-chave sobre a demanda dos passageiros. O Sabre Marketplace Analytics é a primeira solução de software na indústria a disponibilizar acesso a "big data" relativa à comercialização de voos e outras reservas de viagens

 

Sabre Corporation (NASDAQ: SABR) anunciou hoje o lançamento do Sabre Marketplace Analytics, um software inovador que interage com dados das reservas de passagens aéreas. Com a nova solução, as companhias aéreas poderão acessar dados de demanda e o consumo de viagens registrados na plataforma do Sabre. Este desenvolvimento tecnológico contribuirá para receita e lucros das companhias aéreas.

Como parte de sua contribuição em TI para a indústria, o Sabre lançou recentemente um portfólio completo de software que atinge toda a cadeia de comercialização de viagens e turismo. Este portfólio de software permite às empresas do setor utilizar a informação de seus clientes, para personalizar e otimizar as suas experiências de viagem. Também irá gerar oportunidades de lucro e otimizar negócios. Para as companhias aéreas usuárias do sistema SabreSonic CSS para reservas e check-in de passageiros, os novos recursos do Sabre Marketplace Analytics disponibilizam uma visão abrangente de seus canais de venda direta e indireta.

"No Sabre todos os investimentos e porffólio de soluções têm sido estratégicos para que as companhias aéreas, hotéis e outros negócios no ecossistema de viagens possam se beneficiar do potencial da análise de big data", disse Greg Webb, presidente do Sabre Travel Network. "Por meio de recursos inovadores em tecnologia big data e técnicas modernas para visualização de dados, o Sabre proporciona relatórios valiosos para identificar tendências e desenvolver iniciativas imediatas", completou Webb.

Até hoje, as companhias aéreas tinham visibilidade limitada sobre os indicadores de demanda e reservas através dos sistemas de distribuição GDS, e só tinham conhecimento desta demanda quando uma reserva era concretizada.

Neste cenário, o Sabre oferece às companhias aéreas recomendações e táticas para otimizar seu negócio e aproveitar o máximo alcance deste canal de distribuição eletrônica. E com o Sabre Marketplace Analytics, as companhias aéreas terão visibilidade precisa das transações e reservas eletrônicas concretizadas no Sabre, assim como todos seus voos e rotas. Também poderão monitorar seu desempenho na conversão da demanda para reservas de viagens, fundamental para definir suas oportunidades de receita.

Por exemplo, toda vez que uma companhia aérea acessa o Sabre Marketplace Analytics para monitorar em tempo real as consultas de seus serviços e oferta de assentos, também poderá identificar o aumento na procura de viagens para determinadas rotas, como por exemplo São Paulo - Miami. Caso a companhia aérea não esteja aproveitando este aumento da demanda, poderá atuar de imediato para alterar sua oferta de assentos em dias de férias, novas iniciativas de marketing em São Paulo, ou utilizar canais de promoção e publicidade no Sabre para capturar um maior número de reservas e receita.

De acordo com pesquisas e relatórios preparados pelo Sabre, o objetivo de criar uma experiência de viagem personalizada requer mais dados do que o número de passageiros frequente ou outros métodos de identificação. Para fornecer uma verdadeira comercialização aos passageiros, as companhias aéreas precisam identificar e antecipar as preferências de seus passageiros. Esse é o objetivo do Sabre Marketplace Analytics para fornecer serviços ainda mais personalizados.

Através de um dashboard ou tabela de análise e mapas interativos, o Sabre Marketplace Analytics fornece uma visualização de consultas de passagens aéreas entre 120 dias anteriores e 365 dias no futuro. Com esta funcionalidade as companhias aéreas poderão monitorar indicadores de consumo de viagens e planejar campanhas de vendas. A solução de software do Sabre fornece recomendações baseadas nas preferências dos viajantes, com dados sobre o motivo da viagem, tempo de estadia, além de informações sobre a região e canais de vendas originárias destas demandas.

O Sabre Marketplace Analytics utiliza tecnologia em big data, como Hadoop e outras bases de dados para coletar, armazenar e analisar grandes volumes de informação. Os dados incluem reservas e integram busca de tarifas econômicas em mais de 2 bilhões de destinos de viagens, disponíveis através do Sabre.

"Além do que tem sido dito sobre o big data, ainda é complexo desenvolver uma solução de software relevante para o consumo em larga escala. O Sabre continua na vanguarda para resolver alguns dos desafios mais importantes quando trata-se de big data", completou Webb.