A pesquisa anual com aeroportos de todo o mundo revela o foco no "Viajante Conectado" com investimentos em infraestrutura de TI e serviços que oferecem mais praticidade, controle e conectividade aos passageiros.
Investir no aprimoramento dos processos de passageiros é a prioridade número um da tecnologia da informação (TI) dos aeroportos em todo o mundo, e quase metade (47%) prioriza os passageiros e a segurança do aeroporto, de acordo com os dados da 11ª Pesquisa de Tendências em TI para Aeroportos, realizada pela SITA, especialista em TI para o transporte aéreo.
A pesquisa anual com aeroportos de todo o mundo revela o foco no "Viajante Conectado" com investimentos em infraestrutura de TI e serviços que oferecem mais praticidade, controle e conectividade aos passageiros. Os sistemas de autosserviço e opções móveis são as principais áreas de investimento em mais de 80% dos aeroportos, com projetos para os próximos três anos.
A boa notícia para os passageiros é que os aeroportos pretendem aumentar o orçamento de TI: 63% dos CIOs investiram mais em tecnologia, em termos absolutos, em 2014, em comparação com o ano passado. O total investido é estimado em US$ 6,8 bilhões.
Francesco Violante, CEO da SITA, afirma: "Esta é a era do passageiro conectado, com quase todos utilizando celulares, tablets e outros dispositivos nas viagens. É essencial que os aeroportos invistam em infraestrutura para suprir as mudanças de expectativas desses passageiros. A pesquisa deste ano mostra que a maioria dos aeroportos mundiais está investindo mais em novas tecnologias e serviços móveis em um esforço para aprimorar os processos de passageiros e a satisfação".
De acordo com o levantamento, os aeroportos continuam investindo em tecnologias de autosserviço, a fim de ajudar a gerenciar o crescimento do número de passageiros. Ao longo dos próximos três anos, mais quiosques multisserviços, autosserviço de bagagem e autoembarque vão estar disponíveis nos aeroportos de todo o mundo, uma vez que 86% dos aeroportos planejam investimentos nessa área. Em 2017, quase três quartos dos aeroportos acreditam que a maioria dos seus passageiros utilize o terminal de autoatendimento de check-in. Os quiosques de uso comum seguem populares, com 60% dos aeroportos planejando aumentar a quantidade deles para check-in e outros usos.
O sistema de geolocalização, que permite ao aeroporto a prestação de serviços em relação ao local onde o passageiro ou a equipe está, é uma das iniciativas populares dos aeroportos; 60% planejam utilizar os programas de localização geográfica ao longo dos próximos três anos. As inovações mais recentes também têm chamado a atenção de alguns aeroportos, com 49% investindo na tecnologia Near Field Communications (NFC), 33% em iBeacon e 16% em serviços wearable durante o mesmo período. No entanto, são os aeroportos da Europa que mais adotam essas inovações. Em 2017, 76% dos aeroportos mundiais planejam investir em programas de geolocalização, 55% com NFC e 23% com iBeacons.
Os investimentos em serviços móveis continuam sendo uma parte importante das estratégias em TI do aeroporto, com 84% investindo em aplicativos para o transporte de passageiros ao longo dos próximos três anos. O serviço móvel mais comum disponível, atualmente, é de notificações de status de voo, com 50% dos aeroportos oferecendo, hoje em dia, e 90% planejando oferecê-lo dentro dos próximos três anos. Os dispositivos móveis estarão presentes em outras áreas também. Em 2017, a maioria dos aeroportos planeja expandir os serviços através de aplicativos móveis, incluindo Customer Relationship Management (CRM) (78%), way-finding - conjunto de informações que permite às pessoas se movimentarem dentro de um espaço de maneira segura e informada - (72%), notificações de segurança de tempo de espera (73%), e serviços de varejo (65%).
Para o passageiro conectado, os aeroportos oferecem, cada vez mais, CRM via mídia social. Atualmente, 30% já oferecem a ferramenta, a expectativa, porém é que passe para 70% nos próximos três anos. No geral, o desempenho dos aeroportos nas mídias sociais é irregular. Dos aeroportos que fazem a mensuração do uso de mídias sociais, 13% descobriram que os sites superaram suas expectativas, enquanto quase 18% reportam que o número de passageiros na página é inferior ao esperado.
A 11ª edição da pesquisa Airport IT Trends da SITA é baseada nas respostas dadas por entrevistados em aeroportos de todo o mundo, pelos quais 2,350 bilhões de passageiros passaram no ano passado. Isso representa 42% do tráfego total de passageiros e 46% do tráfego entre os melhores 100 aeroportos do mundo.