Setor é um dos principais geradores de emprego do setor de serviços e respondeu por 45% do saldo de postos de trabalho criados em 2014

O Turismo tem motivos para comemorar. As atividades ligadas ao setor acrescentaram 69 mil empregos ao mercado de trabalho brasileiro no ano passado, o equivalente a 45% do saldo de empregos no país (contratações menos demissões) durante o período, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. O número considera posições ligadas à alimentação, ao transporte, às agências de viagens, ao aluguel de transporte, à cultura e ao lazer.

Entre as atividades características do turismo, as que registraram o maior saldo de postos de trabalho em 2014 foram alimentação (30,2 mil) e transporte (19,2 mil). “Os números comprovam que o setor é um dos principais geradores de empregos dentro do setor de serviços”, diz o diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Lopes.

De acordo com cálculo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada o rendimento médio do trabalhador do turismo no Brasil é de R$ 1,5 mil. Dentro deste grupo, o maior salário médio é o dos empregados no setor aéreo (R$ 4,9 mil) e o menor é o de quem trabalha na área de alimentação (R$ 1 mil).

Há cinco anos, os comerciantes Raffael Inneco e Tathiana Dunice viram nas características únicas de Brasília uma oportunidade de trabalho. A partir de imagens da cidade, de siglas e símbolos, desenharam diversos produtos como camisetas e copos. Tathiana conta que a ideia surgiu a partir do incômodo que sentiam com o fato de que muitas pessoas não valorizavam as riquezas do Distrito Federal.

“O turismo é ir a outro lugar e conhecer algo que não faz parte da sua realidade cotidiana para, depois, trazer isso e replicar no local onde você vive”, disse Raffael. Nesse sentido, os produtos deles cumprem o papel de divulgar a cultura e a história da cidade. Quando desenham um copo que carrega, por exemplo, a sigla SMPW (Setor de Mansões Park Way), raramente um cliente de fora do Distrito Federal sabe o que significa. Em geral ficam intrigados, perguntam para alguém da cidade ou pesquisam sobre a sigla e assim conhecem mais sobre a cultura e história do local.