Dados são da Boa Vista SCPC
A Demanda por Crédito do Consumidor cresceu 0,6% em 2017 de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Dessa forma o indicador registra a primeira variação positiva no consolidado anual desde 2012, quando cresceu 7,2%.
Na avaliação interanual, dezembro apresentou crescimento de 3,9%, enquanto que na variação mensal com dados dessazonalizados, houve queda de 4,0%.
Considerando os segmentos que compõem o indicador, na avaliação em 12 meses ainda é possível observar nas instituições financeiras uma retração de 1,3%, enquanto para o segmento não-financeiro foi registrado aumento de 1,8%.
Com a melhoria da atividade econômica, o consumo inicia um movimento de recuperação, colaborando para elevação da demanda por crédito. Ademais, com as recentes melhorias nas perspectivas de juros e inflação, espera-se para os próximos meses retomada mais consistente do indicador. Abaixo a tabela contendo o resumo dos dados apresentados.
Metodologia
O indicador de Demanda por Crédito do Consumidor é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista SCPC por empresas. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau. A série histórica deste indicador inicia em 2010 e está disponível neste link.