Documento cedido pelo Ministério do Turismo certifica a qualidade do serviço
Redação
Após quase um ano do lançamento do selo Turismo Responsável, as agências de turismo e os meios de hospedagens foram os segmentos que mais aderiram à certificação do Ministério do Turismo. Juntos, os dois representam 52% dos 27.817 selos emitidos até esta terça-feira (11.05) pelos empreendimentos turísticos do país. O documento é um reconhecimento visual e dá credibilidade às empresas do setor que declararam assumir os protocolos de biossegurança contra a Covid-19 ofertando, assim, mais segurança e conforto aos viajantes no país.
“O setor de turismo tem se organizado em todo o país para promover ambientes seguros para os que querem viajar ou precisam se deslocar. Por isso, é muito importante que cada vez mais estabelecimentos façam a adesão ao Selo, que é um incentivo para que os consumidores se sintam seguros para voltar a viajar, frequentando locais que cumprem protocolos específicos para a prevenção da Covid-19 e posicionando o Brasil como um destino seguro e responsável”, destaca o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.
O Brasil foi um dos 10 primeiros países no mundo a estabelecer protocolos de biossegurança específicos para o turismo que incluem, além de 15 segmentos do setor, um protocolo direcionado ao turista consciente, com uma lista de atitudes que devem ser adotadas por cada um para a proteção de todos.
Os segmentos com maior número de adesão são: Agências de Turismo (8.351), Meios de Hospedagens (6.119), Guias de Turismo (4.008), Transportadora Turística (3.473), Restaurantes e Cafeterias (2.031), Prestador Especializado em Segmentos Turísticos (1.434), Organizadora de Eventos (1.079), Prestador de Infraestrutura de Apoio para Eventos (410), Locadora de Veículos para Turistas (286), Parque Aquático e Empreendimento de Lazer (183), Acampamento Turístico (124), Parque Temático (86), Casa de Espetáculos e Equipamento de Animação Turística (68), Empreendimento de Apoio ao Turismo Náutico (62) e Centro de Convenções (50).
ADESÃO - Para aderir ao Selo Turismo Responsável, que é totalmente gratuito, o estabelecimento precisa estar com a situação regular no cadastro de prestadores de serviços turísticos (Cadastur), acessar o site do Selo Turismo Responsável, ler as orientações e declarar atender aos pré-requisitos determinados.
O Selo deverá ser colado em local de fácil acesso ao cliente. O estabelecimento pode disponibilizar um QR Code juntamente com o Selo pelo qual o turista poderá consultar as medidas adotadas por aquele empreendimento e/ou profissional. Caso o turista verifique a ausência da adoção aos protocolos de biossegurança pode entrar em contato com o Disque Saúde pelo telefone 136 ou acionar os órgãos municipais de fiscalização sanitária.
Até o momento, dois de cada 10 estabelecimentos ou guias de turismo registrados no Cadastur emitiram a certificação, que garante ao turista a execução de protocolos específicos para prevenção da Covid-19 no setor.