Perecíveis, roupas de camas e móveis são algumas das doações das unidades operadas pela empresa, direcionadas para colaboradores e instituições de caridade
Os hotéis e restaurantes operados pelo Grupo Accor, líder em hospitalidade aumentada, estão promovendo uma onda de solidariedade na América do Sul doando perecíveis, roupas de cama, amenities e móveis para colaboradores e instituições de caridade.
Em alguns casos, a ajuda vai mais além. No Mercure Florianópolis Convention, por exemplo, um casal recém-chegado à capital catarinense, teve problemas com sua mudança e não encontrou lojas de móveis abertas para comprar mobiliário para a casa nova. Como o casal se hospedou antes no hotel para esperar a mudança chegar, o hotel emprestou gratuitamente móveis e acessórios como roupas de cama, TV, frigobar, mesa, entre outros. Além disso, também receberam um apoio da equipe de manutenção do hotel, por conta da eletricidade da nova casa.
"Acreditamos que tempos de turbulência são uma ótima oportunidade para exercer nossos valores, acolhendo as pessoas e ajudando sempre que possível. Esse é o nosso espírito Heartist. Estamos muito felizes em ver muitos de nossos hotéis empreendendo iniciativas solidárias no continente sul-americano", afirma Patrick Mendes, CEO Accor América do Sul.
Na sede da empresa em São Paulo, a tradicional distribuição de ovos de Páscoa para os colaboradores foi substituída por uma doação de todos os ovos de chocolate para as associações Santa Terezinha e Centro Social Menino Jesus, onde pessoas carentes são atendidas.
Ainda em São Paulo, o Pullman São Paulo Vila Olímpia deu seus produtos perecíveis para os colaboradores do hotel e os hotéis ibis e ibis budget São Paulo Morumbi doaram seus perecíveis para o Centro Cambuci, que atende moradores de rua. Ao todo, o hotel encaminhou para a entidade 160 kits de alimentos e bebidas, como leite, doces (delicatessen), pão, frutas e legumes.
Além dos ovos de Páscoa doados pela sede da Accor, o Centro Social Menino Jesus recebeu do ibis São Paulo Tatuapé produtos perecíveis. A ONG é uma das instituições atendidas no Brasil pela Accor Solidarity, fundação da empresa que há mais de dez anos atua no mundo com o propósito de promover o desenvolvimento social por meio do financiamento de projetos sociais e estímulo ao voluntariado.
No Rio de Janeiro, o Fairmont Rio de Janeiro Copacabana promoveu doação de amenities, perecíveis, uniformes e roupas de cama ao Centro de Reabilitação Instituto Manassés.
Na capital do Paraná, o Novotel Curitiba doou mais de 250 kg de alimentos para a Associação Pequeno Cotolengo, que abriga pessoas com deficiência. Na mesma cidade, o ibis Styles Curitiba Batel forneceu perecíveis para a Associação ACRIDAS, que abriga crianças e órfãos vítimas de violência.
Em Alagoas, o Mercure Maceió distribuiu suas roupas de cama e banho para a Casa Ranquineto Fraternidade, associação religiosa que está construindo um abrigo para moradores de rua durante a pandemia. Já o ibis Styles Goiânia doou produtos perecíveis para colaboradores do hotel.
A Associação Cozinheiros do Bem, que fornece alimentos para moradores de rua na cidade de Novo Hamburgo (RS), recebeu do ibis Novo Hamburgo produtos perecíveis.
A Casa Vida, que apoia pacientes em terapias intensivas em pequenas aldeias e comunidades de Vitória da Conquista (BA), recebeu do ibis Styles Vitória da Conquista roupas de cama e banho e produtos perecíveis.
América do Sul
Em outros países da América do Sul, os hotéis da Accor também optaram em ajudar os mais necessitados. Na Argentina, o Mercure Iguazu cedeu donativos, como alimentos e bebidas, para a instituição El Hogar de Día, que apoia crianças e adolescentes carentes. O hotel também doou duas camas para o Hospital Municipal.
No MGallery Manto Lima, no Peru, os colaboradores do hotel também receberam produtos perecíveis. Ainda na capital peruana, a polícia local e a Casa Ronald McDonald, que atende crianças carentes, receberam produtos perecíveis do Pullman Lima San Isidro.
Na Colômbia, o Sofitel Legend Santa Clara cedeu para a Fundação Santa Ana alimentos, amenities e roupas de cama. O material será usado por moradores de rua, atendidos pela entidade.
O Pullman San Martin Viña del Mar, no Chile, doou os produtos perecíveis do hotel para seus funcionários.
Tarifas Solidárias
Além da doação de produtos, a Accor anunciou recentemente que está disponibilizando tarifas solidárias em suas unidades para parcerias com hospitais e órgãos do governo. No Brasil, por exemplo, uma das modalidades do apoio é para hospitais que precisam hospedar seus profissionais que estão na linha de frente no combate ao COVID-19 no país.
A empresa também está recebendo diversas solicitações de hospedagem para idosos e pessoas em grupo de risco, que vivem com familiares e crianças, e necessitam ficar isolados para se protegerem; de pessoas em trânsito ou que ficaram sem poder viajar; e também dos que estão enfrentando alguma dificuldade de convívio em meio ao isolamento social.