Com restauração do Grand Resort Serra Negra e reabertura do balneário de águas minerais, cidade é finalista do prêmio Top Turismo 2019

A cidade de Serra Negra, no Circuito das Águas Paulista, é finalista do prêmio Top Turismo 2019. Concedido pela Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e a Skal Internacional SP, o prêmio seleciona anualmente os destinos turísticos que se destacaram em 16 segmentos. A cerimônia de premiação será realizada no dia 25 de novembro, no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do governador João Dória.

O prêmio Top Turismo 2019 é um reconhecimento pelo esforço da prefeitura de Serra Negra e dos empresários locais para revigorar e fortalecer o turismo na cidade. Em agosto, foi dado um importante passo para que Serra Negra voltasse a brilhar como destino turístico do Circuito das Águas Paulistas, reunindo lazer, saúde, gastronomia, natureza, entretenimento e negócios em um único município: a reinauguração do Balneário Municipal de Serra Negra.

Fundada em 1828, Serra Negra ganhou importância econômica a partir de 1880, com a chegada dos primeiros imigrantes italianos para o trabalho nas lavouras de café. No início do século passado foram descobertas as propriedades radioativas de suas águas, que transformaram a cidade em destino turístico a partir de 1930, com a construção de um pavilhão hidroterápico. O reconhecimento da qualidade das águas minerais e o benefício para a saúde levou à denominação de Serra Negra, pelo então Presidente da República Washington Luís, como “Cidade da Saúde”.

As obras de reforma do balneário foram concluídas em 2012, mas a inauguração só ocorreu este ano, após o fechamento de contrato de concessão. Localizado no prédio do Centro de Convenções do Circuito das Águas Paulistas, o balneário oferece serviços de spa e se divide em alas masculina e feminina, salas de massagem, banheiras de hidromassagem, sauna seca e a vapor, ducha escocesa, banheiros masculino e feminino e com acessibilidade, além de banheira de hidromassagem, entre outros equipamentos.

Mas esta não é a única atração da cidade, conhecida também pela qualidade de suas malharias, além de pontos turísticos como: o Teleférico do Cristo Redentor, a Disneilândia dos Robôs e parques cheios de beleza natural. Entre essas atrações está o Grand Resort Serra Negra, complexo hoteleiro histórico que recentemente passou por um trabalho delicado de restauração.

Fundado em 1942 como Hotel Serra Negra, o estabelecimento mudou de dono e bandeira ao longo das décadas. Até meados dos anos 80, chamava-se Hotel Pavani. Depois, passou a ser denominado Biazi Grande Hotel. Em 2016, com grande investimento para modernização das instalações e restauro de detalhes históricos, como os salões com pisos de mármore italiano, a espetacular varanda panorâmica e as portas entalhadas a mão, voltou a seus dias de glória, tornando-se um dos hotéis campestres mais luxuosos do País. O hotel dispõe de centro de convenções com capacidade para 700 pessoas, no qual são realizados eventos corporativos e grandes festas de casamento.

E não faltam opções de passeios e gastronomia para os turistas. No website www.visiteserranegra.com.br podem-se conferir opções de turismo rural, com degustação de cafés, vinhos e cachaças da região e passeios para todas as idades, como o trenzinho que leva a uma mini-fazenda ou um tour em clima de aventura em jipe 4x4, percorrendo lindas fazendas. Para almoçar e jantar também não faltam opções de restaurantes, de comida regional, contemporânea, japonesa ou mesmo uma boa pizza.