Hotéis de Resende preparados para receber turistas em busca de frio
Faltando ainda quase uma semana para o término oficial do inverno, a Região das Agulhas Negras apresenta temperaturas frias, próprias para o turista curtir os atrativos da região, como o Parque Nacional do Itatiaia. A reserva foi criada em 14 de junho de 1937 e proporciona aos visitantes locais agradáveis para caminhadas, através de trilhas, contemplação da natureza, cachoeiras, escalada e observação de aves.
O Parque está situado na Serra da Mantiqueira, abrange os municípios de Resende e Itatiaia no Estado do Rio de Janeiro e Bocaina de Minas e Itamonte no Estado de Minas Gerais. A Unidade está localizada entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo com fácil acesso pelos turistas a partir da Rodovia Presidente Dutra. As altitudes variam de 600 a 2.791m, tendo o ponto culminante do Estado do Rio de Janeiro, o Pico das Agulhas Negras, que atrai alpinistas do mundo inteiro.
Na parte baixa do Parque, fica o Mirante do Último Adeus, o Centro de Visitantes e algumas trilhas de fácil acesso, além das Cachoeiras Véu de Noiva, Itaporani, o Lago Azul e a piscina natural do Maromba. Essas cachoeiras são acessíveis por trilhas que exigem pouco esforço.
Na parte alta encontram-se os campos de altitude, os vales suspensos onde nascem vários rios, o Maciço das Prateleiras, além do Pico das Agulhas Negras, onde encontram-se as mais baixas temperaturas do Estado do Rio de Janeiro, neste inverno já tendo alcançado a marca de -8,1°C. Aqui, a escalada é a atividade clássica e a contratação de um guia profissional é obrigatória – eles conhecem profundamente as vias de acesso do caminho das pedras que levam a Agulhas Negras, Prateleiras e Pedra do Altar.
O Parque oferece atividades para visitantes dos mais variados níveis de preparo físico e espera por turistas, especialmente nos meses de inverno, quando as temperaturas negativas são comuns nas madrugadas e quase não chove.
Para curtir toda essa natureza, as melhores opções de hospedagem com ótimo custo-benefício encontram-se em Resende.
Para Eduardo Lemos, Presidente da Associação de Hotéis de Resende (AHR), “a Associação vem fazendo um trabalho de promoção dos hotéis junto ao público, através de suas redes sociais mostrando o ótimo custo-benefício de se hospedar em Resende. Todos os hotéis associados ficam no Centro da cidade, próximos à restaurantes, bares, farmácias, bancos, postos de gasolina, além de estarem também próximos ao principal destino turístico da Região das Agulhas Negras, o Parque Nacional do Itatiaia. Aqui no Centro de Resende, o turista vai encontrar hotéis estruturados com diferencial em café da manhã, Internet wi-fi gratuita, estacionamentos amplos, piscinas, saunas, mini academia de ginástica, sala de massagens, dentre outros serviços.”