Durante o evento deste ano, realizado em São Paulo, a entidade confirmou o local da próxima edição
A cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, será a sede da 9ª edição do UneCongresso, em 2025. O anúncio foi feito no segundo dia da 8ª edição do evento, na sexta-feira, 21, por Toni Sando, presidente da Unedestinos, após a palestra "Gestão de Crises – Como os CVBs e Entidades de Destinos podem atuar", que reuniu representantes dos Conventions & Visitors Bureaux (CVBs) do estado.
Com presença de Luiz Basso, presidente executivo do Porto Alegre CVB; Andreia Pilão, presidente do Bento Gonçalves CVB; Luciane Perez, presidente do Caxias do Sul CVB, de forma on-line; Enzo Arns, presidente do Gramado e Canela CVB; e Marco Muller, diretor executivo do Petrópolis CVB, e moderação de Vaniza Schuler, consultora técnica da Unedestinos, os profissionais puderam compartilhar o plano de ação de retomada do Turismo e de todos os setores no estado que foi atingido pelas enchentes no mês de maio.
Os representantes dos CVBs do Rio Grande do Sul apresentaram um panorama dos dias pós-chuva e alagamentos e enalteceram os resultados obtidos em conjunto para a recuperação do estado. “Uma coisa fica clara sempre que passamos por dificuldades grandes: a necessidade de estarmos organizados em grupo”, comentou Enzo Arns, presidente do Gramado e Canela CVB.
A programação do segundo dia do 8º UneCongresso contou com a apresentação de cases e compartilhamento de experiências. Os CVBs convidados apresentaram estratégias adotadas por eles para a promoção e capacitação dos destinos, como a palestra sobre a aplicação para os Destinos Turísticos Inteligentes, ação promovida pelo Ministério do Turismo, com moderação de Aline Delmanto, gestora Estadual de Turismo e Políticas Públicas SEBRAE-SP, e os diferentes caminhos para a viabilidade financeira das entidades, combinando fundos de promoção, Parcerias Público-Privadas (PPPs) e projetos próprios. O evento realizado no Sheraton São Paulo WTC Hotel contou com a presença de representantes de 30 CVBs associados de todas as regiões do Brasil.
Panorama do Turismo Nacional
Marina Figueiredo, presidente executiva da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA), apresentou aos presentes um compilado de dados levantados pela entidade sobre as viagens de lazer em 2023.
Somente no ano passado, o turismo nacional faturou cerca de R$11 bilhões, o que representa 60% do montante de arrecadação no país. Marina chamou a atenção para o potencial dos destinos brasileiros e como os CVBs podem explorar esses números. “O turismo doméstico brasileiro foi o grande protagonista no ano passado. O mercado nacional tem uma importância muito grande nos resultados e percebemos que o turismo segue retomando e crescendo dentro do cenário dos viajantes brasileiros”, comentou.
O estudo revela que o Brasil teve mais de 11 milhões de embarques em 2023, sendo 74% nacionais e 26% internacionais, com 55% das viagens com duração de cinco a nove dias, sendo o Nordeste a região que mais recebe turistas.
Marketing e Inteligência Artificial para os Destinos Turísticos
Para apresentar conceitos de marketing e inovações tecnológicas, o evento recebeu três profissionais especialistas em promoção, posicionamento e automação: Thais Medina, diretora da Agência de Marketing Business Factory; Thiago Akira, especialista em Marketing Digital para o Turismo, e Daniel Turbox, especialista e palestrante em IA e automação para o Turismo.
Os profissionais chamaram a atenção para a escolha de canais de comunicação assertivos, além de ter um público muito bem definido. “É importante a gente conhecer o nosso cliente de verdade. Entender em quais plataformas ele está presente e alinhar a comunicação de acordo com o que ele procura”, comentou Thais Medina.
Daniel completou as dicas apresentando soluções de Inteligência Artificial disponíveis para o público que podem agilizar e facilitar o dia a dia, como um bot que responde dúvidas simples e plataformas de edição de vídeos. “A IA vai mudar a humanidade. Hoje, 85% das corporações globais já a veem como essencial. Ela é capaz de aumentar a produtividade em 50%”, finalizou.
Os organizadores finalizaram comemorando o sucesso da edição, prometendo organizar para o evento de Porto Alegre um conteúdo interessante para a próxima edição. O encerramento contou com um coquetel para todos os presentes.
O 8º UneCongresso contou com o patrocínio do Sheraton São Paulo WTC Hotel, Grupo R1, Tes Cenografia, Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) e Expo Telecom, com os apoiadores e parceiros Even, Business Factory, Visite São Paulo e Wyndham SP Berrini e com a curadoria da Aquarius Consulting e Vaniza Schuler Consultoria.