Nos dias 23, 24 e 25 de novembro, evento interdisciplinar recebe profissionais das áreas da saúde, estética e bem-estar para discutir demandas e cuidados específicos da população negra

A saúde física, mental e os cuidados estéticos da população negra são temas de um evento pioneiro que acontece nos próximos dias 23, 24 e 25 de novembro (quinta-feira a sábado) na capital baiana. Será a primeira vez no Brasil que uma comunidade de profissionais se reúne por três dias para discutir sobre demandas e cuidados específicos da população negra no que diz respeito a condições e situações de saúde e bem-estar da população em questão.

Com uma programação que envolve 60 especialistas em palestras e painéis, o 1º Congresso Brasileiro de Saúde e Beleza Negra acontece no auditório do Centro de Convenções do Hospital Mater Dei Salvador.

presidente do Congresso é a médica baiana Tatiana Novaisprimeira cirurgiã plástica negra do Brasil. Tatiana informa que o objetivo do evento é inovar, tanto em conceito quanto em formato, na busca por identificar, estudar e atender às diversas demandas específicas da população negra em áreas da saúde física e mental, como oncologia, dermatologia, ginecologia, tricologia, cosmiatria, psicologia, entre diversas outras. “Existe desigualdade no atendimento a esse público no mercado de saúde, relacionado a diversas condicionantes, dentre elas a falta de conhecimento sobre a realidade social, as reações e especificidades da pessoa negra” pontua a médica.

Responsável pelo comitê científico do evento, a pediatra baiana Lilian Grave aponta que “o evento dará luz para as questões da saúde da população negra, permitindo não apenas o diagnóstico, mas a transformação dos dados em estatística e indicadores de saúde, viabilizando ações em linhas de cuidado e políticas de saúde pública para este público”, conclui a pediatra.

Sobre a escolha de Salvador para sediar o evento, o consultor e especialista em diversidade e um dos organizadores do evento destaca: “não havia como não pensar em outro lugar para a realização deste Congresso. Somos a cidade mais negra fora de África, temos a faculdade primaz de Medicina do País, mas ainda com um modelo de estudo e ensino direcionados prioritariamente para a população branca. Vamos nos reunir aqui para mostrar por que deve ser diferente”.

O 1º Congresso Brasileiro de Saúde e Beleza Negra tem o apoio do Centro Mater Dei Salvador, do projeto Salvador Capital Afro da Prefeitura Municipal de Salvador/Secult e do Governo do Estado da Bahia/SETUR.

Agenda

1º Congresso Brasileiro de Saúde e Estética Negra
Data: 23, 24 e 25 de novembro de 2023
Onde: Centro de Convenções Mater Dei - Salvador - BA