Celebrando uma década de paixão cervejeira, festival reúne os mais importantes nomes da cerveja artesanal no Brasil
Entre os dias 11 e 15 de outubro, de quarta-feira, pré feriado, a domingo, o Mondial de la Bière volta ao Píer Mauá, celebrando dez anos de paixão cervejeira. Desde 2013 atuando no Brasil, o principal festival de cerveja artesanal da América Latina cresceu gradativamente até chegar à marca atual de 70 mil visitantes e 250 marcas conectados durante os 5 dias de festival.
A edição comemorativa e especial trará diversas marcas e uma experiência de entretenimento ainda mais latente em 2023. Além do retorno ao Píer Mauá, na região central do Rio de Janeiro, onde o festival nasceu em terras brasileiras, ele acontecerá durante um feriado nacional, potencializando ainda mais o turismo da região. E os números mostram que há muito o que brindar, já que, em uma década, a festa somou cerca de 500 mil visitantes, 2250 participações de, 16 mil rótulos, 180 patrocinadores e apoiadores e mais de 200 toneladas de alimentos doados para instituições carentes com o ingresso categoria cervejeiro solidário.
Lançado em 1994 em Montreal, no Canadá, o Mondial de la Bière chegou ao Brasil em 2013, no Rio de Janeiro. Em 2018, expandiu seus horizontes para São Paulo tornando o país o único a ter duas edições ao ano, tendo como combustível a cerveja artesanal e a variedade de rótulos artesanais levados pelas cerca de 200 cervejarias nacionais e importadas, que apresentam seus últimos lançamentos durante os dias de festa.
Diferentemente dos anos anteriores, a cerimônia de premiação do MBeer Contest Brazil acontecerá um dia antes do início do festival. Trata-se de uma competição voltada para cervejarias participantes do festival, com avaliação baseada nas qualidades intrínsecas da cerveja. Sem categorias pré-definidas por estilo, os juízes – que farão as degustações às cegas, sem qualquer informação sobre o produto, identificam o estilo da cerveja e dão notas para: aroma, sabor, sensação na boca e prazer proporcionado. Já o MBeer Contest Public, conta com a avaliação dos visitantes sobre os mais de 1.500 rótulos do festival. Entre os já confirmados no corpo de jurados, nomes como os dos mestres cervejeiros Bernardo Gava e Filipe de Paula, o consultor e professor Francis Mainardi, a somelière Jéssica Gomes, o presidente da Abracerva, Gilberto Tarantino, a cervejeira e gerente industrial Mônica Mendonça, a fundadora e mestre cervejeira Debora Lenhen, da Cervejaria PROA de Salvador, e o mestre cervejeiro da cervejaria Overhop, Rodrigo Baruffaldi.
Além de marcas fortes do setor cervejeiro já confirmadas, como Goose Island, Bodebrown, Hocus Pocus, Trilha, Croma e Armadillo, dentre muitas outras, o Mondial de la Bière oferece ainda diversas opções gastronômicas e de mixologia, que dialogam perfeitamente com o universo da cerveja. Além disso, uma programação extensa de shows é imprescindível para animar os dias de festa. Em 2023, serão dois palcos, além da praça experiência “pé de mé”, da Cacilds, entre os armazéns 3 e 4, e diversas outras ativações de parceiros. Entre as atrações musicais, já estão confirmados a banda Sweet Guns, no dia 11, a dupla Vooduo, nos dias 12 e 14, o sambista Marquinho Nunes e Baile do Zen, no dia 13, e fechando no dia 15, pagode da Beta e a banda Tchopu. Serão mais de 40 horas de música, dentre as mais diversas bandas e DJs, passeando por todos os estilos.
Serviço:
Mondial de la Bière 2023 - Pier Mauá – Armazéns 3, 4 e 5
Endereço: Av. Rodrigues Alves, 10 – Praça Mauá, Rio de Janeiro – RJ, 20081-250
Ingressos: https://www.eventim.com.br/MondialdelaBiere
De 11 a 15 de outubro
11/10 – Quarta-feira: 18h às 00h
12/10 – Quinta-feira: 14h às 00h
13/10 – Sexta-feira: 14h às 00h
14/10 – Sábado: 14h às 00h - ESGOTADO
15/10 – Domingo: 13h às 22h
Menores de 18 anos, devidamente acompanhados dos responsáveis legais, podem entrar no evento exclusivamente mediante assinatura do termo de responsabilidade. Os termos de responsabilidade estarão disponíveis na bilheteria. Menores de 14 anos não pagam ingresso.