Evento fecha serviço de limpeza com 378,9 toneladas de resíduos removidos
A Steffen, empresa que atua no segmento de higiene, limpeza e suprimentos profissionais, implementou uma Central de Higiene inédita para a Cidade do Rock, que contribuiu para a diminuição do impacto ambiental nos dias de evento. A Central também contribuiu para a redução do descarte de embalagens plásticas no meio ambiente em até 200 vezes, além de diminuir o desperdício de água, de produtos, e de emissão de gases que seriam liberados com a logística de abastecimento necessária para a utilização de produtos tradicionais. Na edição deste ano, houve um aumento significativo no uso de produtos de higiene pelo público do evento.
Para isso, a empresa entregou 80 embalagens para o festival que corresponderiam a até 8 mil se fossem produtos não profissionais, de pronto uso. São três funções químicas em uma só embalagem que desinfeta, limpa e odoriza o ambiente. Não à toa, espectadores dos espetáculos e funcionários do festival já notaram a diferença no cheiro de banheiros e outras regiões de descarte do lixo.
“A gente já espera que evento com muita gente, o banheiro não vai ser um lugar agradável. Mas é realmente notável a diferença na edição desse ano. O cheiro do xixi foi embora, o festival está visivelmente mais limpo, e torna qualquer experiência mais prazerosa. Com a pandemia de Covid, não dava para esperar outra coisa senão uma preocupação maior com higiene e limpeza”, relatou Miriam Miranda, que compareceu a todos os dias de festival até agora.
A conquista foi possível graças à elevada concentração dos produtos de altíssima qualidade, de até 200 por 1, e a automação dos equipamentos que realizam a diluição automática dos produtos, baseado em Plano de Higiene desenvolvido para diferentes aplicações durante o evento: banheiros, áreas públicas, áreas de alimentação, postos de saúde, entre outros. O sistema também ajudou a garantir a qualidade e padronização do processo de higienização, protegendo os frequentadores do festival.
“Nesta edição, trabalhamos em colaboração com diversas outras grandes empresas, contribuindo para entregar uma Cidade do Rock ainda mais limpa e sustentável”, explicou Vicente Maia, CEO da empresa.
A Comlurb atuou diariamente com cerca de 1.000 garis na gestão de resíduos do Rock in Rio, na parte interna, durante 24 horas, em parceria com a Steffen. A empresa fez a limpeza em áreas de circulação do público, gramados, praças de alimentação, área VIP, backstage, arenas e velódromo, e 181 garis na parte externa, inclusive nas vias de acesso à Cidade do Rock. Foi responsável ainda pela destinação correta do lixo gerado no evento, com os resíduos potencialmente recicláveis sendo direcionados às cooperativas de catadores contratadas pelos organizadores do festival.
A companhia fechou o serviço de limpeza do Rock in Rio com um total de 378,9 toneladas de resíduos, interno e externamente, em sete dias, sendo 228 toneladas de materiais potencialmente recicláveis e 150,9 toneladas de orgânicos. Somente na última noite de shows, no domingo, foram 54,3 toneladas, somando as 35,8 toneladas dos potencialmente recicláveis com as 18,5 toneladas de orgânicos.