A fundadora da rede Blue Tree Hotels ganhou a "Medalha do Mérito Turístico" no Palácio dos Bandeirantes e o prêmio "Destaque do Turismo Nacional de 2024" no 6º Fórum Brasileiro de Turismo

Chieko Aoki, conhecida como a “Dama da Hotelaria” e presidente da Blue Tree Hotels, recebeu duas importantes homenagens neste mês de novembro, na capital paulista. No dia 6, ela foi agraciada com a Medalha do Mérito Turístico, em uma cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo. O reconhecimento, concedido a personalidades que contribuem significativamente para o desenvolvimento do turismo paulista, agradece o compromisso e a influência de Chieko Aoki no setor, tanto no estado quanto em todo o Brasil. O evento também reuniu autoridades e líderes do turismo.

Já no dia 18, ela recebeu das mãos do secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, e da primeira-dama da cidade de São Paulo, Regina Nunes, o Prêmio “Destaque do Turismo Nacional 2024” durante o 6º Fórum Brasileiro de Turismo promovido pelo Global Council of Sustainability and Marketing (GCSM).

Agradecimentos 

No evento do governo do Estado de São Paulo, Chieko Aoki agradeceu a homenagem e destacou o impacto do gesto para todo o setor: “Receber essa medalha é uma grande gratidão, um sinal de reconhecimento que representa muito para mim e para todos no turismo. Isso significa que nosso trabalho está sendo valorizado e que teremos mais oportunidades. Na data, foi divulgado um volume significativo de novos programas, obras e destinos. Vemos que é hora de novamente arregaçar as mangas e agradecer, foi um dia de gratidão”, declarou a presidente do Blue Tree Hotels. 

Além de Chieko, outros grandes nomes, como Jarbas Favoretto e Mário Carlos Beni, foram igualmente destacados por suas contribuições ao turismo. A cerimônia foi marcada também por importantes lançamentos para o turismo paulista, como a Academia de Turismo SP; Programa de Turismo Náutico e Programa de Turismo Ferroviário, reforçando o compromisso do Governo do Estado de São Paulo com o crescimento sustentável e diversificado do turismo.

Já na homenagem recebida no 6º Fórum Brasileiro de Turismo, Chieko Aoki também participou do painel “Turismo: Qual a importância para a economia do Brasil?”, que teve a presença ainda de Fernando Guinato, diretor geral do Sheraton São Paulo WTC Hotel; Marina Figueiredo, presidente da BRAZTOA; Daiane Lima, head de Sustentabilidade da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro - LIESA; e Thiago Borges, vice-presidente institucional da Resorts Brasil, com moderação de Toni Sando, chairman do 5º FBT, presidente da Unedestinos e presidente executivo do Visite São Paulo.

Ela afirmou que o país tem um potencial enorme para desenvolver o turismo como um dos principais setores da economia. “O Brasil realmente é uma coisa fantástica, que eu não vejo em outros lugares. A empatia, o acolhimento, a alegria, a flexibilidade, isso tudo é um patrimônio brasileiro. O turismo é importante, porque não só desenvolve, mas estimula a união entre as pessoas e os países. Nós temos que ter orgulho do setor em que estamos”, comentou Chieko. 

Sobre Chieko Aoki

Uma das empresárias mais influentes do Brasil, Chieko Aoki é o nome por trás do sucesso da Blue Tree Hotels, rede que fundou em 1997. Pioneira em um setor historicamente dominado por homens, a sra. Aoki, como é chamada por colaboradores e parceiros de negócios, transformou a Blue Tree em uma das maiores redes hoteleiras do Brasil com excelência em hospitalidade e em gestão hoteleira, com mais de 4 mil apartamentos e espaços de eventos distribuídos de Manaus a Rio Grande do Sul.   Formada em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), com especializações no Japão e nos Estados Unidos, Chieko é reconhecida pelo método próprio em hospitalidade, a Alma Blue Tree, com foco em cuidar e conectar pessoas – clientes, colaboradores e investidores, assim como a todas as pessoas, para promover a convivência harmônica no mundo.

Além de sua atuação na hotelaria, Chieko Aoki é ativa no Grupo Mulheres do Brasil, onde contribui para a promoção da participação feminina na construção de um país mais justo e inclusivo para todos os cidadãos.