Durante o evento, o visitante poderá conhecer mais dos encantos do campo e da vivência rural em várias regiões do país

O Turismo Rural é um dos eixos turísticos que o visitante poderá conhecer na 7ª edição do Salão Nacional do Turismo, que acontece em Brasília (DF) até domingo (17.12). O segmento, disponibilizado em áreas rurais do país, se distingue pelos recursos naturais que abriga. Durante o evento, o público terá a chance de conferir um pouco mais desse tipo de turismo, ofertado em diferentes regiões do Brasil.

Como parte da programação do primeiro dia do Salão Nacional do Turismo, a Rede de Turismo Rural Consciente, que tem o objetivo de fortalecer o ramo no país, promoveu a palestra “Turismo Rural Consciente: Construindo um novo Turismo Rural”. Na ocasião, a turismóloga Fabiana Dickmann explicou o funcionamento da Rede e como as pessoas podem fazer parte do grupo.

De acordo com Fabiana, a Rede surgiu em meio à pandemia para reforçar a importância da retomada do turismo rural e responsável. “Os participantes da iniciativa estão empenhados em oferecer uma experiência que permite que os visitantes se engajem cada vez mais com a forma de viver de áreas rurais e com os costumes do campo”, esclareceu.

Mais de 140 empreendedores, entre pousadas, atrativos turísticos rurais, agências de viagem, meios de alimentação, artesãos, consultores, associações ligadas ao turismo, entre outras instituições, integram a Rede.

O visitante interessado em saber mais sobre o turismo que permite o contato com a natureza e a vivência rural poderá fazer uma imersão dentro do evento, se conectando e vivenciando o Turismo Rural de perto. O eixo rural faz parte das propostas que abrangem desde experiências em áreas rurais tradicionais até o Enoturismo e o Turismo de Base Comunitária.

O estado do Rio de Janeiro, através de uma mapa interativo e um quizz valendo uma cachaça artesanal de brinde, apresentou o mapeamento de turismo rural de todos seus municípios, feito pela Setur-RJ e pela TurisRio.

 

SALÃO - Retomado após um hiato de 12 anos, o Salão Nacional do Turismo, que tem entrada gratuita e espera receber cerca de 30 pessoas, ocupa um espaço de 25 mil m² na Arena BRB Mané Garrincha, abrangendo cinco grandes eixos: Turismo de Natureza, Turismo Rural, Sol e Praia, Turismo Cultural e Turismo de Tendências. A feira também proporciona ao público conferir várias palestras e debates sobre assuntos relacionados à atividade turística, além de atrações culturais, gastronômicos e musicais.

Promovido pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal, a Embratur, o Banco do Brasil, a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), o SESC, o SENAC e o Sebrae Nacional, a 7ª edição do Salão conta com a exposição de diversos segmentos da produção associada ao setor, a exemplo da culinária, do artesanato, da agricultura familiar e de manifestações artísticas, entre outras.

Confira AQUI a programação completa do evento.