A proposta é que o festival cervejeiro entre para o calendário brasileiro do turismo de negócios
Autoridades, empresários da indústria de bebidas, comerciantes e representantes do trade turístico participaram, neste sábado (23), do lançamento do Bahia Beer Festival - Alagoinhas, no município reconhecido como a capital estadual da cerveja, nos Caminhos do Sertão. O clima foi de festa no Teatro do Sesc, com manifestações culturais e baianas típicas. O evento vai unir entretenimento e negócios, de 17 a 19 de novembro, no Parque de Exposições Miguel Fontes, com expectativa de 150 mil participantes. A iniciativa é da Prefeitura de Alagoinhas, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), e com o apoio do Ministério do Turismo.
“Hoje é um dia emblemático para Alagoinhas e região, porque esse festival é o mais novo produto turístico da Bahia, que vai movimentar toda a cadeia produtiva da cerveja e o comércio local, com reflexos no turismo dos Caminhos do Sertão, que terá visibilidade em todo o Brasil e até no exterior, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
A proposta é que o festival cervejeiro entre para o calendário brasileiro do turismo de negócios, atraindo turistas nacionais e internacionais, para impulsionar a economia da região. A programação será diversificada, com a passarela beer, vila gourmet, camarote premium, ativações e palco puro malte para atrações musicais, além de concursos de marcas artesanais e da rainha da cerveja.
“Alagoinhas, que já é o maior polo cervejeiro do Norte e Nordeste, agora ficará famosa como atração turística do país, realizando uma grande festa, para virar uma referência nacional. Vamos aproveitar para fazer a micareta durante o festival. O município se fortalece para gerar novos postos de trabalho e mais renda”, pontuou o prefeito Joaquim Neto.
Para o gerente-geral da fábrica de cerveja do Grupo Petrópolis em Alagoinhas, Renato Souza, “é um evento que demonstra o vínculo que o poder público e a região de Alagoinhas têm com a cultura cervejeira, contribuindo tanto para a população como para nós, os investidores”.
“As pessoas amam viajar para a Bahia, adoram cerveja e música e, se juntarmos tudo isso, de maneira organizada, com boas atrações e explorando a cultura que a cerveja traz, acredito que o festival será uma grande oportunidade”, completou o presidente da Associação Brasileira de Cervejarias Artesanais (Abracerva), o paulista Gilberto Tarantino.