A iniciativa visa estruturar o planejamento estadual de turismo de Goiás, que será lançado no final de 2023
No final agosto, a Goiás Turismo, órgão oficial de turismo, reuniu o Fórum Estadual de Turismo para a primeira oficina de construção do novo planejamento estratégico para o estado. O encontro contou com a presença de lideranças das 11 regiões turísticas, empreendedores, dirigentes do Sebrae e Senar (Serviço de Aprendizagem Rural), e representantes da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).
A Lab Turismo Consultoria, empresa contratada, conduziu este momento com base em uma metodologia pioneira e inovadora para gestão de destinos turísticos denominada “MAPTUR”, apresentando a análise diagnóstica preliminar e coletando também as contribuições das lideranças presentes.
O MAPTUR (Mapa Estratégico para Gestão do Turismo) é uma solução completa que reúne tecnologia, metodologia e mentorias periódicas para a construção e implementação dos planos estratégicos para municípios, regiões e estados, possibilitando o desenvolvimento competitivo e sustentável dos destinos turísticos brasileiros.
Com essa solução torna-se possível fazer uma análise detalhada da situação de cada destino, entender os fatores internos e externos que impactam suas decisões, definir metas e objetivos estratégicos, priorizar ações, executá-las e mensurar cada resultado obtido.
A iniciativa visa estruturar o planejamento estadual de turismo de Goiás, que será lançado no final de 2023, bem como a consultoria irá apoiar a implementação das ações previstas. Tudo isso, com o apoio de um time de especialistas no setor, que acompanha todo o processo, ao longo de 12 meses de mentoria, através de um sistema ágil - com base em uma tecnologia que facilita o acesso de todos os envolvidos e o compartilhamento das informações.
De acordo com Fabrício Amaral, presidente da Goiás Turismo, “Goiás é um estado muito grande e diverso, por isso é necessário um planejamento estratégico para nortear a estruturação de produtos, fortalecimento da governança e ações de promoção, considerando as diferentes realidades das regiões turísticas. É com muito orgulho que estabelecemos esta parceria com a Lab Turismo, uma equipe profissional e comprometida para atingir as metas factíveis e ótimos resultados para o turismo do nosso estado.”
Para Richard Alves, diretor executivo da Lab Turismo, implementar o MAPTUR para o planejamento e suporte na gestão estadual do turismo em Goiás “é uma honra para a empresa, pois permite colaborar com um órgão estadual de turismo que conta com equipe bastante profissional e comprometida com o desenvolvimento turístico”.
Marcela Saad, diretora técnica da empresa, destaca que além de Goiás, o estado do Mato Grosso do Sul também elaborou e está implementando o planejamento estadual de turismo com apoio da metodologia MAPTUR, além de destinos como Porto Seguro (BA), Ilhabela (SP), Pirenópolis (GO), Montanhas Capixabas (ES), dentre outros.
Para mais informações sobre o MAPTUR basta entrar em contato pelo e-mail