Colômbia, Argentina, México, são algumas das opções para a festa mais aguardada do ano

Em fevereiro, tem verão e carnaval. A festa mais aguardada e celebrada pela maioria dos brasileiros pode ser a mais famosa do mundo, com o Rio de Janeiro sendo o abre-alas do país nessa época do ano. Entretanto, nossos vizinhos da América Latina não deixam a peteca cair, e a cada ano que passa, suas festas só crescem. A Booking.com buscou entre as milhões de recomendações de seus viajantes os melhores destinos para pular carnaval e não deixar ninguém parado!

Barranquilla - Colômbia

Considerado patrimônio intangível da humanidade pela UNESCO, o carnaval de Barranquilla é um dos mais antigos carnavais da América Latina, possui uma mistura das culturas europeia, africana e indígena e parece um dos grandes blocos de rua do Brasil.

A festa começa no sábado, com a Batalla de las Flores, um desfile de carros alegóricos, grupos de dança e foliões fantasiados que dançam, ao invés do samba, a cumbia e a garatuja. Desde 2002, a cidade abriga a Casa do Carnaval, sede da Fundação Carnaval de Barranquilla, que serve de encontro para os carnavalescos e fãs da festa durante o ano todo. A casa é repleta de recursos audiovisuais e experiências sensoriais.

Onde se hospedar: O Movich Buro 51 dispõe de piscina e terraço ao ar livre, sauna, restaurante e bar. Essa acomodação também tem uma das localizações mais bem-avaliadas em Barranquilla e, de acordo com os viajantes da Booking.com, os quartos são muito confortáveis e o café da manhã é excelente.

Gualeguaychú - Argentina

Os finais de semana da cidade de Gualeguaychú na Argentina definitivamente ficam mais animados em janeiro e fevereiro, pois são dedicados ao carnaval da cidade. Os desfiles estão entre os melhores do mundo e contam com figurinos de alta qualidade e coreografia sincronizada com os diversos carros alegóricos.

 As cinco escolas, conhecidas como comparsas, competem para ser a campeã da edição e, assim como no Brasil, desfilam em um corsódromo, inaugurado em 1997 para um público de 40.000 pessoas. A cidade de Gualeguaychú fica a 225 km de Buenos Aires e, além do carnaval, possui belas praias e termas.

Onde se hospedar: Com piscina ao ar livre e solário, o Terra y Rio oferece acomodações completas em Gualeguaychú e fica a 6 minutos a pé da praia. No Terra y Rio você pode relaxar no jardim, no lounge compartilhado ou no bar. Há também um parquinho infantil disponível no local, e o café da manhã é servido diariamente.

Veracruz - México

O carnaval mais alegre e mais reconhecido do México começou a ser comemorado em 1866, com a festa das máscaras e, de 1925 até hoje, ele é celebrado da mesma forma. O primeiro desfile, que acontece no sábado de carnaval, tem duração de 6 horas e é realizado em uma avenida da cidade, com 3,8 km de extensão.

Além dos bailes e desfiles, cujo ritmo principal é o Danzón, há diversas outras atividades artísticas, culturais e esportivas. Diversos grupos folclóricos e musicais participam da festa. A cidade de Veracruz tem um dos portos comerciais mais importantes do México e sua gastronomia regional merece ser conferida!

Onde se hospedar: O Emporio Veracruz apresenta vista para o histórico Forte de San Juan de Ulúa e dispõe de três piscinas, spa, três restaurantes e serviço de quarto 24 horas. As instalações de lazer do hotel incluem academia, sauna e banheira de hidromassagem. Há também um serviço de lavanderia e de babá à sua disposição. Os restaurantes servem a gastronomia mexicana e internacional e um deles fica localizado na área da piscina.

 

Montevidéu - Uruguai

O carnaval do Uruguai é considerado o mais longo do mundo, com 40 dias de desfiles e apresentações nas ruas durante fevereiro e março. Além dos ritmos tradicionais da região, como o candombe e a murga, há também escolas de samba que desfilam pela cidade, da Plaza Independencia até a área da prefeitura de Montevidéu. Cada um dos grupos ou escolas de samba se apresenta por aproximadamente 54 minutos e um público de 75 mil pessoas assiste aos desfiles ao vivo.

O carnaval é tão importante para os uruguaios que um museu foi criado em 2006 para expor elementos de carnavais passados e textos explicativos sobre apetrechos usados em diferentes períodos.

Onde se hospedar: O cama e café (B&B) Casa Roberto oferece restaurante e bar, churrasqueira e vista do jardim e dispõe de serviços de concierge e lavagem a seco, bem como de uma loja de presentes. A Casa Roberto fica a 900 metros da Plaza Independencia, onde toda a folia acontece.