Números são de pesquisa realizada pelo curso de Turismo da UFJF

A maior parte das pessoas que visitam Juiz de Fora vai à cidade a negócios. Os dados são de uma pesquisa do curso de turismo da Universidade Federal de Juiz de Fora. O levantamento faz parte do projeto de iniciação científica “O turista que a cidade tem, a cidade que o turista quer”. Em segundo lugar estão aqueles que têm o intuito de visitar família, relacionada com fins de lazer. O “turismo por motivo de saúde” se encontra em terceiro lugar.

Segundo o coordenador do projeto e professor do Departamento de Turismo, Marcelo Carmo Rodrigues, a pesquisa contou com a aplicação de 245 questionários, no período de maio a julho, avaliando a infraestrutura, os atrativos, os equipamentos turísticos e os serviços oferecidos na cidade.

No período da pesquisa, a cidade recebeu turistas das mais diversas cidades do país. O destaque fica para Belo Horizonte, de onde vieram 44 pessoas, 17,9% do total. Rio de Janeiro e São Paulo aparecem em seguida, com 30 pessoas. Também fazem parte da estatística as cidades como Barbacena, Porto Alegre, Campinas, Contagem e Viçosa.