Em julho, cruzeiro da Avalon que tem jazz como tema chegará a Vienne, na França, em pleno desenrolar de um dos mais famosos festivais europeus deste gênero musical
Em 02 de julho, o sexto dia de navegação da saída temática musical dos cruzeiros Borgonha & Provença e Grande França, da Avalon Waterways, os passageiros desembarcarão na medieval Vienne, localizada na confluência dos Rios Ródano e Gère, e terão tempo livre para incursionar por monumentos históricos transformados em palcos para os espetáculos do famoso festival de jazz da cidade, que em 2016 acontece de 29 de junho a 11 de julho.
Além de Vienne e seu Jazz Festival, as saídas temáticas têm outras atrações. Desde Côte d’Azur, de onde zarpa o luxuoso Navio Suíte Avalon Affinity no dia 27 de junho (2016), uma jazz band fará apresentações a bordo, e os passageiros poderão aprender um pouco mais sobre o gênero musical que os atrai. A bordo, durante todo o transcorrer do cruzeiro, um especialista no tema proporcionará entretenimento e palestra acerca de jazz, o ritmo que consagrou Louis Armstrong, Fletcher Henderson, Count Basie, Charles Mingus, Duke Ellington, e tantos outros.
Em Côte d’Azur, o Navio Suíte Avalon Affinity inicia tanto o cruzeiro Grande França (16 dias de duração), como o cruzeiro Borgonha & Provença (11 dias de duração). Este termina em Paris, com dois pernoites, enquanto os passageiros do Grande França embarcarão imediatamente no Navio Suíte Avalon Creativity, para estender a viagem até Conflans e retornar à Paris, para o término da jornada de 16 dias.
Vienne Jazz Festival - O clima a bordo destes cruzeiros é totalmente envolto pela atmosfera do jazz – uma contribuição para os passageiros vivenciarem com maior intensidade as experiências que os aguardam em Vienne. Para a data da chegada à esta cidade - 02 de julho, o programa do festival prevê espetáculos diurnos em dois dos lugares históricos que, a cada ano, se transformam em palcos para artistas solo, jazz bands e orquestras internacionais.
Um dos lugares onde haverá espetáculos diurnos em Vienne durante o 02 de julho é o Teatro Romano, com as presenças de Cyrelle Aimée, de Tigran Mockroot, e de Melody Gardot ; e o outro, o anfiteatro do Jardim Arqueológico de Cybèle, onde os concertos serão por conta da orquestra VilleUrbane, do Elsi Etna Quartet e do grupo Swing System. O festival inclui no programa o favorecimento para promover estreita relação com os artistas.
Anualmente, desde há 35 anos, os apaixonados por jazz acomodam-se nas escadarias de pedra do antigo Teatro Romano de Vienne para assistir às apresentações ao vivo do famoso festival internacional de jazz da cidade. Durante a edição 2016, o teatro receberá os concertos diariamente, a partir das 12 horas. O conjunto formado pelo sítio arqueológico Jardim de Cybèle e os edifícios circundantes formam um caleidoscópio da história das tribos gaulesas que viveram em Vienne por volta do ano 800 a.C.