Quando o sol já não aquece tanto, a dica é um banho para se esquentar. O inverno, na República Tcheca, atrai por suas fontes quentes.
O inverno pode parecer o fim do turismo. Os dias ficam mais curtos e o sol não tão quente. Mas há áreas onde o número de turistas cresce no inverno. Como nos balneários, que oferecem uma recarga de energias para passar o inverno, aquecendo o corpo nas mesmas águas quentes em que se banhavam figuras históricas como o imperador Carlos IV. E mais: o luxo dos cuidados do corpo nos spas tchecos. Há uma grande variedade e aqui estão alguns deles:
Balneario termal Velké Losiny
A leste da República Tcheca está situado o novo conjunto balneário de Velké Losiny e seu parque aquático abastecido de água termal o que o torna ideal para famílias com crianças, por exemplo. Enquanto os pais descansam na banheira de hidromassagem ou experimentam uma massagem, as crianças podem se divertir no escorregador. Outra opção local é visitar a fábrica de papel e testar o método de produção de papel que não mudou desde o século XVI. Além disso, a apenas uma hora de Losiny está localizado Olomouc, classificado como patrimônio cultural mundial pela UNESCO. Vale a pena também visitar o romântico castelo Bouzov conhecido especialmente pelos filmes de contos de fadas.
A cidade acolhedora de Luhačovice
Um pouco mais a leste de Velké Losiny, num vale com área protegida, o Bílé Karpaty, está a cidade termal de Luhačovice, conhecido como um dos mais belos spas na República Tcheca e famoso também em toda a Europa - como um dos melhores centros para o tratamento de problemas respiratórios. Para quem não tem problemas de saúde e quer visitar Luhačovice para descansar, não vai se decepcionar porque há muito para ver, da arquitetura única do balneario, inspirada pelas casas populares, à possibilidade de excursões nas redondezas como por exemplo a Kroměříž, que é uma cidade Patrimônio da UNESCO.
Janské lázně, um balneário único
O spa Janské lázně está ao norte da República Tcheca e goza de fama mundial graças a uma rara combinação: a cidade fica ao pé da serra mais alta do país, Krkonoše e ofrece tratamentos para cura, pacotes de relaxamento e também pistas para esquiadores exigentes. Um funicular sobe a partir da aldeia até o cume de um dos picos mais altos de Krkonoše chamado Černá hora. A colunata agradável e uma estátua do lendário Krakonoš estão esperando por clientes do spa. Krakonoš é o barbudo patrono das montanhas que cuida tanto da serra como dos hóspedes.
O balneário real de Karlovy Vary
Talvez o balneário mais conhecido da República Tcheca, Karlovy Vary, atrai a visitantes há varios séculos seja por suas fontes únicas, quentes e curativas ou por seus vastos bosques ou ainda pela arquitetura elegante. Karlovy Vary está a oeste, a duas horas de Praga perto da fronteira com a Alemanha. Boa acesiibilidade e aeroporto próprio atraem visitantes de todo mundo que depois seguem mais adiante para o triângulo balneario até Mariánské lázně que fica perto ou até Františkovy lázně, igualmente próximo. A lista dos visitantes de Karlovy Vary tem reis, poetas, cientistas, compositores de música e também escritores. Foi fundada pelo Imperador do Sacro Império Romano, Carlos IV, que gostou da força curativa das fontes no século XIV. A República Tcheca, incluindo Karlovy Vary, está preparando as celebrações do aniversário de 700 anos do nascimento de Carlos.