De acordo com a Federação Colombiana de Golfe, existem 52 campos federais de alta qualidade no território, que garantirão uma ótima experiência aos jogadores.
A Procolombia, organização governamental focada em promover o turismo, as exportações e os investimentos da Colômbia, está divulgando o campeonato internacional de golfe, que será realizado em 2016, e contará com paradas em Bogotá e Cartagena das Índias. As partidas serão realizadas em locais com vista para o Caribe, em meio à Paisagem Cultural Cafeeira e nas áreas andinas, a mais de 2.600 metros de altura.
Na oportunidade, a Colômbia receberá a Associação de Golfistas Profissionais (PGA) entre os meses de fevereiro e abril. O país será o único da América do Sul com duas paradas do torneio. A primeira será realizada em Fundadores del Country Club, em Bogotá, de 1 a 7 de fevereiro. A segunda será no Karibana, Cartagena das Índias, único campo certificado pelo seleto grupo de campos de golfe TPC (Tournament Players Club), operado pelo PGA, nos dias 4 e 10 de Abril.
As cidades que receberão reuniões de viajantes em busca dos eventos associados ao golfe são: Bogotá, Medellín, Cartagena das Índias, Cali e Barranquilla. Segundo a Procolombia, os campos de Bogotá, localizados a mais de 2.600 metros acima do nível do mar, fazem com que a bola de golfe, uma vez atingida, alcance uma velocidade 12% maior que em qualquer outro lugar no mundo.
Por sua vez, o campo do Clube el Rincón de Cajicá, localizado 25 quilômetros ao norte da capital, é um dos mais reconhecidos do país. Foi projetado pelo designer de campos de golfe Robert Trent Jones, fundador da Sociedade Americana de Golf Course Architects (ASGCA).
"A Colômbia conta com campos em diferentes cidades, com climas e geografias diferenciadas, o que a posiciona como o terceiro país da América Latina (depois de Argentina e Brasil) com o maior número de cenários e melhor qualidade", disse a presidente da Procolombia, María Claudia Lacouture.
Outro local adequado para praticar golfe na Colômbia é na Paisagem Cultural Cafeeira, que fica ao arredor dos clubes de Manizales, Pereira e Armenia, representando a biodiversidade colombiana.
Para facilitar a chegada de turistas, o governo colombiano aumentou a frequência de voos internacionais. "A Colômbia conta com 997 voos semanais, o que significa 142 mil lugares disponíveis, além de 24 companhias aéreas que conectam 25 países diretamente", disse Lacouture.