Trilha localizada em Goiás passa por cidades históricas do estado como Corumbá de Goiás, Cidade de Goiás e Pirenópolis
 
Por Lívia Nascimento (Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo)
 
Os 330 quilômetros do Caminho de Cora Coralina passam a integrar a partir desta terça-feira (23/03) a Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso (RedeTrilhas). O percurso passa pelas cidades históricas de Corumbá de Goiás, Pirenópolis, São Francisco de Goiás, Jaraguá e a Cidade de Goiás, abrangendo também os municípios de Cocalzinho de Goiás, Itaguari e Itaberaí. Além do Ministério do Meio Ambiente (MMA), a rede é composta por membros do Ministério do Turismo e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A trilha de longo curso, idealizada em 2013, encanta os turistas com muita natureza, povoados locais e muitos atrativos para os adeptos do ecoturismo. O caminho surgiu com o propósito de interligar os municípios, fazendas e atrações da região. Tudo isso é percorrido por antigos caminhos, numa expedição turística para ser aproveitada pelos viajantes caminhando ou pedalando.

“O Brasil é o país com o maior potencial de crescimento no turismo pós-pandemia onde o turista do mundo todo vai procurar por destinos de natureza e não tem lugar mais bonito do que o nosso Brasil. Somos o único país no mundo com seis biomas - Pantanal, Pampa, Mata Atlântica, Amazônia, Caatinga, Cerrado e a nossa Amazônia Azul”, assegurou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Na última semana, a RedeTrilhas ganhou o primeiro percurso, a trilha Transcarioca, localizada no estado do Rio de Janeiro. O percurso compreende pontos como o Pão de Açúcar e a Lagoa Rodrigo de Freitas, que cruza o Rio de Janeiro, saindo da Barra de Guaratiba e chegando ao Morro da Urca. Os atrativos naturais e culturais, por ela interligados, incluem a pista Cláudio Coutinho, o Parque Municipal José Guilherme Merquior e o Parque Lage.

REDETRILHAS - As propostas de adesão de Trilhas de Longo Curso à RedeTrilhas devem ser apresentadas ao Ministério do Meio Ambiente em meio físico ou enviadas para o e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.. Elas podem ser encaminhadas por órgãos públicos, organizações da sociedade civil ou entes privados, de acordo com os requisitos para adesão estabelecidos na Portaria Conjunta MMA/MTur/ICMBio nº 500, de 15 de setembro de 2020.

A busca por destinos de natureza aparece como tendência para o turismo pós-Covid e pensando na retomada das atividades turísticas, o Ministério do Turismo lançou o “Guia de Viagem em Família”, no qual são apresentados destinos, passeios e experiências para que as famílias brasileiras possam redescobrir o Brasil. Nele, são indicadas viagens de curta distância que promovam bem-estar e atividades ao ar livre. Também são dadas dicas para aproveitar a viagem em família, desde os relacionados aos protocolos de segurança estabelecidos no Selo Turismo Responsável e à atenção aos equipamentos de proteção e de segurança, como máscaras e álcool em gel.