O Jornal de Turismo realizou edições diárias do 6º Salão do Turismo

Cláudio Magnavita
 
O Jornal de Turismo publicou edições diárias de seu periódico durante o 6 º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil. Foram cinco edições editadas no próprio Anhembi com uma equipe de 15 pessoas, com a cobertura completa do evento, contribuindo para que houvesse um registro jornalístico deste grande encontro do turismo nacional.
 
Estas edições diárias, que realizamos desde do primeiro Salão, em 2005, e também realizadas na Feira das Américas - Abav e nas duas edições do Fórum Mundial de Turismo, é a marca visível da diferença do nosso jornal: o jornalismo de verdade. Princípio que herdamos do nosso fundador C. Araújo Castro. Foi em 1965 que ele lançou o Jornal de Turismo, um período anterior à criação da própria Embratur e no qual o setor dava os seus primeiros passos.
 
Muitas vezes o Jornal de Turismo teve, na gestão de Araújo, uma série de prejuízos comerciais por conta das bandeiras que defendia. Tentavam com pressão econômica fazer calar o JT.
 
Aconteceram até processos, um deles, memorável, movido pelo hiberbe João Dória Junior, que não resistiu às críticas contra a reforma milionária que promoveu na sede da Embratur no Rio e por projetos que não passavam de pirotecnia. Aliás, o mesmo João Dória, ganhando palanque na Fecomercio de São Paulo, dado por Jeanine Pires na sua posse posse à frente do Conselho da entidade, destilou grosserias em direção ao atual ministro do Turismo. Cadeira que, no fundo, desejava ocupar em um provável governo tucano.
 
Ao escolher defender o turismo, o Jornal de Turismo, com jornalismo de verdade, se distancia da concorrência extrativista. Daqueles que enxergam o turismo apenas como fonte de anúncio e de receita de projetos editorias que a cada ano praticamente repetem os textos das edições anteriores. Só pensam em arrecadar, extrair e, quando tem os seus interesses contrariados, disparam e-mails raivosos e fazem até chantagem.
 
Este tipo de “mídia” é incapaz de pensar no turismo de uma forma macro, como atividade com bandeiras que precisam ser defendidas. Nas suas folhas, quando querem dar uma de paladino, são para se colocar a serviço dos interesses comerciais ou subterrâneos. Muitas vezes, para constrangimento dos verdadeiros donos do negócio. São elementos conhecidos pela costumeira deselegância, grosseria e obtusidade.
 
Nos seus 45 anos, o Jornal de Turismo é uma referência também na grande mídia. Reportagens de destaque e denúncias migraram das nossas páginas para jornais diários. Os nossos dirigentes, a exemplo do nosso fundador, que na década de 80 promoveu uma reestruturação da Abrajet (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo), são eventualmente convocados para missões públicas e associativas.
 
Na edição deste ano do Salão do Turismo, a Abrarj (Associação Brasileira de Revista e Jornais) manteve a tradição e concedeu em parceria com a Gol, sem ônus para o Ministério do Turismo, as passagens dos 30 jornalistas convidados oficias do evento. O representante do principal veículo de cada Estado foi trazido ao Salão. Uma parceria iniciada na primeira edição da feira.
 
A Abrajet Nacional, com a sua capilaridade e reunindo os principais jornalistas de turismo de estados brasileiros, ganhou uma estrutura nacional a partir do comando de Araújo Castro. A entidade é hoje respeitada por aqueles que levam o turismo a sério e tem como principal mérito mostrar que o Brasil não é apenas Rio e São Paulo. Na Abrajet estão profissionais atrelados ao jornalismo de verdade. Os que viam o turismo dentro de uma ótica extrativista ou meramente comercial foram expurgados ao longo do tempo.
 
As edições diárias do Jornal de Turismo, com 24 páginas cada, refletem a força do Salão. A imprensa de turismo tem um papel importante neste movimento. É um elemento de aglutinação e de informação. A nossa equipe de redação, comandada por Rodrigo Figueiredo e tendo como guerreiros Felipe Niemeyer, Pablo Kling, Fernando Nogueira e Mônica Turboli (Rio), Sergio Nery (Brasília), Adriana Machado (Porto Alegre), Pablo Ribera, Fernando Pratti, Rodrigoh Bueno, Fernando Rodella, Anderson Espinosa e Marcus Magalhães (SP) deram um show de jornalismo e de trabalho de equipe no Anhembi. Foi uma semana de verdadeira mutirão. O Jornal de Turismo é hoje uma família, formada por profissionais de primeira linha e que colocam o jornalismo de verdade acima de tudo. São pessoas que amam o que fazem. Tenho muito orgulho da história do jornal que dirijo e da equipe de guerreiros que formam a família JT.
 
*Cláudio Magnavita é presidente do Jornal de Turismo