Cláudio Magnavita
O segundo dia do Salão do Turismo consolidou a impressão do sucesso da quarta-feira. Trata-se da maior mobilização do turismo brasileiro. Ele deve ser olhado não como um evento, mas como um movimento. O conceito de vitrine ainda se aplica, porém o que ocorre nesta sexta edição é uma integração das forças produtivas dos diferentes setores da nossa atividade.
O Núcleo do Conhecimento ganha a cada edição um peso maior. Profissionais atravessam o País para aproveitar a oferta gratuita de palestras. Auditórios cheios e participativos refletem essa sede por conhecimento. Existe uma produção acadêmica a ser compartilhada e anualmente ela se manifesta no Salão.
Nessa trajetória é necessário lembrar os pioneiros. Aqueles que tiveram a ideia de trazer para o cenário nacional um movimento que começou no Salão Gaúcho de Turismo, quando Milton Zuanazzi ocupava a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul. Esse núcleo inicial tinha o comando da Tânia Brizolla e do seu braço direito na época, Isabel Bernasques, última remanescente desse trio e que hoje tem a responsabilidade de ser a regente das novas edições do evento.
O Salão dá certo por que nasceu e foi concebido de forma correta. Deve-se registrar a forma responsável pela qual o ex-secretário Nacional de Políticas do Turismo, Airton Nogueira, conduziu o Salão durante sua gestão.
Este fio condutor chegou até a Bel Mesquita, atual secretária Nacional de Políticas do Turismo do MTur, que compreendeu a dimensão do evento e lutou para a sua preservação, ultrapassando uma série de obstáculos que surgiram e facilmente teriam abatido a realização da edição 2011.
Vale ressaltar o empenho do secretário Executivo do MTur, Frederico Costa, que por ter participado das edições anteriores foi o grande avalista da manutenção da feira no calendário de 2011. O ministro Pedro Novais - a exemplo dos seus antecessores Walfrido, Marta e Barretto - transformou a realização desta sexta edição em prioridade absoluta e soube driblar as dificuldades orçamentárias deste inicio de governo, garantido a sua concretização.
No primeiro dia, o numero de visitantes superou 15 mil pessoas, devendo ocorrer o mesmo no fechamento dos números de ontem.
Nos corredores do Salão era possível ver o ar de felicidade de Tania Brizolla, Milton Zuanazzi e Airton Nogueira. O Salão 2011 supera os anteriores. É a consolidação de uma política materializada pelos destinos, hoje oferecidos de forma concreta, incluindo a comercialização. Nos próximos três dias, o Salão será invadido por um considerável público, motivado pela excelente campanha da Agnelo Pacheco, que encherá os corredores do Anhembi.