Programa "Adote uma Videira" pretende reunir pessoas que acreditam no potencial do terroir paranaense

A Vinícola Legado lança neste dia 3 de junho o clube de assinaturas “Adote uma Videira” (www.adoteumavideira.com.br). O objetivo da iniciativa é unir as pessoas que acreditam no trabalho da vinícola para poder atravessar o momento da crise provocada pelo novo coronavírus e sustentar a manutenção de seus vinhedos. Devido à necessidade do isolamento social, os principais canais de venda da Vinícola – bares, restaurantes e as vendas para os visitantes aos vinhedos próprios – ou fecharam temporariamente ou reduziram fortemente a sua capacidade de atendimento, o que impactou em uma grande redução na comercialização de seus produtos.

“As videiras são plantas perenes que produzem apenas uma vez por ano, mas precisam ser cuidadas o ano inteiro. Sem esse cuidado, elas ficam vulneráveis a inúmeras doenças e podem morrer”, explica a sócia-proprietária da Vinícola Legado, Heloise Merolli. Um novo vinhedo leva entre quatro e cinco anos para começar a produzir. “Com as atuais restrições de comércio e turismo, precisamos de uma receita mínima para manter as videiras e garantir as próximas safras”, completa. “Participar do projeto vai além de nos dar sustentabilidade financeira, indica uma afinidade com os nossos valores, de preservação ambiental, fomento de empreendimentos locais, consumo consciente. Percebemos pela reação dos nossos clientes à crise que eles percebem a importância desses valores”, complementa Heloise.

Há dois planos para quem deseja apoiar as atividades da Vinícola. O “Adote uma Videira Standard”, tem o valor de R$ 110,00 por mês durante seis meses. Em troca, ela recebe duas garrafas de produtos da vinícola a cada mês – vinho ou espumante, a sugestão de uma receita da chef Milene Aguiar para harmonizar com os vinhos do mês e dicas de harmonização da produtora e do enólogo. Já no plano “Adote uma Videira Premium”, além das duas garrafas, da receita e das dicas, o apoiador recebe também uma garrafa de um produto inédito da Vinícola ainda não lançado no mercado.

O diferencial de participar do projeto, além de receber os itens do pacote é o direito de “batizar” uma parreira da sua casta favorita com o seu nome. Além disso, para cada assinatura, a cada mês uma refeição será doada pelo projeto #PFDOBEM, organizado pela Good Truck BR, que atende comunidades carentes em Curitiba. Todas as videiras adotadas receberão uma placa com o nome do benfeitor, que futuramente poderá visitar a vinícola para acompanhar a sua adotada. O participante também pode optar por adotar a logística reversa e devolver as garrafas consumidas para a vinícola na entrega seguinte.

“Adotar uma videira significa acreditar em um projeto pioneiro em nossa região. Somos uma referência na questão da qualidade da manutenção dos nossos vinhedos, no cuidado com o meio-ambiente, no respeito à natureza e aos seus ciclos”, explica o sócio e enólogo Dr. José Luiz Marcon Filho. Ele acrescenta que todo o trabalho tem gerado vinhos de alta qualidade, premiados em diversos concursos nacionais e alguns internacionais. “Cuidar bem da planta significa ter uma excelente matéria-prima, fundamental para vinhos autênticos e de qualidade”. Esse projeto pode abrir caminho para outros projetos que incluam uma maior participação dos nossos apoiadores no futuro”, finaliza.