São Paulo Convention & Visitors Bureau é parceiro oficial de evento que alimenta o turismo na capital
Pratos clássicos com toques brasileiros. Esse é o tema da 18ª edição da São Paulo Restaurant Week, que acontece de 11 de abril a 1º de maio em diversos restaurantes da cidade. O tema ultrapassa a barreira da criatividade, buscando também a sustentabilidade econômica dos estabelecimentos, utilizando e valorizando ingredientes nacionais. Quem explica é Fernando Reis, realizador do evento.
A São Paulo Restaurant Week recebe promoção oficial do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB). Durante seu período de realização, os 167 restaurantes participantes oferecem almoço e/ou jantar com valores fixos, R$41,90 e R$52,90 respectivamente. O público ainda é convidado a contribuir com mais R$1 para a Fundação Cafu e doar a nota fiscal paulista para a APAE.
Fernando Reis conta que o evento foi criado para solucionar o desafio da sazonalidade, em meses de fraca clientela nos restaurantes. "Além de auxiliar a combater a queda no movimento, a Restaurant Week tem a proposta do preço fixo para todos participantes, buscando a democratização da boa gastronomia", detalha. Todos os estabelecimentos participantes servem entrada, prato principal e sobremesa, e alguns ainda contam com o "menukids", com preço especial de R$24,90. Em todos os valores, não estão inclusos bebida e serviços.
Reis acredita que o evento é um dos responsáveis pela mudança de hábito do público e dos próprios restaurantes. "Em nove anos de realização, percebemos diversos estabelecimentos incluírem o chamado ´menu executivo´. Mesmo alguns restaurantes de renome não tinham essa opção e agora têm. Da parte do consumidor, o preço fixo trouxe mais confiança para fazer um tour gastronômico, e, depois, se tornar um cliente fiel", completa Fernando.
"São Paulo é a capital da gastronomia, reunindo sabores de todo o mundo. A Restaurant Week é uma oportunidade para o visitante e paulistano de diversos paladares experimentarem a cidade. Quem vem a São Paulo, a negócios ou lazer, já vem com o desejo de conhecer tudo que o destino pode oferecer, como compras, cultura, arte, vida noturna e passeios, sendo a gastronomia um dos atrativos mais procurados", comenta Toni Sando, Presidente Executivo do SPCVB.
"Percebemos, a partir de relatos de proprietários de restaurantes, que há pessoas de outras cidades que tiram férias e aproveitam essas semanas da Restaurant Week para vir a São Paulo e conhecer um número maior de restaurantes. O evento fomenta o turismo gastronômico da cidade e, automaticamente, o turismo de forma geral", detalha Fernando Reis, explicando que, mesmo em momentos de crise, o evento pode gerar um incremento de até 35% na movimentação dos restaurantes participantes. "A princípio, os nomes mais conhecidos eram os mais visitados. Mas, com a política do preço fixo, hoje sobressaí a qualidade do prato apresentando. O público está mais maduro e propício a conhecer o novo", diz. É esperada a participação de 250 mil pessoas.