A miopia na promoção do Brasil no exterior está virando epidêmica. O maior erro do Planalto é inanição em ocupar um espaço pós-Copa e nesta fase pré-Olímpica. Culpar só a Embratur é dar o papel de vilão a um ente que, na verdade, é uma das vítimas deste processo de omissão. Surfar no sucesso da Copa do Mundo deveria ser uma decisão de Governo, pilotado pelo próprio Planalto. O que se viu é assustador. O nosso pós-Copa foi pífio. Na prática, inexistente.
O Governo Federal se vergou com o peso da conta da própria Copa e de uma previsível queda de arrecadação. Não existiu um fundo que multiplicasse cientificamente a mídia positiva e espontânea que recebemos. Na prática, ficamos satisfeitos com a mídia e não consolidamos a marca Brasil no exterior, tanto dos nossos produtos, do nosso país e da nossa gente. O que assistimos foi o contrário. Uma roupa suja lavada em um imediato período eleitoral acirrado, com repercussões lá fora e agora a Crise da Petrobras consolidando a imagem de um país corrupto e de corruptores. É triste para quem trabalha com comércio exterior e turismo, o baixo astral que se forma na imagem brasileira. E ainda, porque não se conectou os mesmos personagens da Operação Lava Jato com o legado das obras da Copa e das Olimpíadas, pois, são os mesmos atores desta ópera bufa.
Na Embratur o quadro é de inanição total. Penúria financeira absoluta. Se falta dinheiro para o cafezinho, imagine para promoção externa. Estamos na fase das migalhas. O estande do Brasil na BTL é tão insignificante (apenas 100 m²) que os organizadores doaram uma área para rodada de negócios, onde montam por sua própria conta o espaço. Lisboa sendo Lisboa, o maior hub de voos europeus para o Brasil e a TAP, nossa verdadeira empresa de bandeira.
A percepção de Portugal como mercado meio e não fim, da musculatura que a companhia aérea portuguesa nos da na Europa, é um dos maiores erros cometidos pelos burocratas da Embratur nós últimos anos. Na Apex é pior. Ensaia-se a nomeação de um neófito e joga-se fora as conquistas de uma década.
Uma pena que jogamos a nossa histórica chance fora e é lamentável que a fase pré-Olímpica coincida com a maior retração da imagem do Brasil no exterior.
As gerações futuras irão lembrar as grandes chances que foram jogadas no lixo pela incompetência política do turismo, de exigir do Palácio do Planalto uma postura diferente, da timidez suicida que foi encastela por pura miopia diante da oportunidade que os megaeventos esportivos nos trouxeram.
Piada Pronta
O ex-presidente da TAM, comandante David Barioni, está sendo citado para presidir a Apex- Agência Brasileira de Promoção E Exportação e Investimentos. Algum gênio de Brasília deve ter descoberto que como o nosso principal produto de exportação são aviões, colocar um comandante no cok-pit da Apex deveria ser bom negócio!
Air TKT - I
A missão da Air TKT, a entidade formada pelos Consolidadores, vai ter como carro chefe a diminuição da inadimplência. Como publicamos ontem, eles vão unificar a cobrança. O agente que deve a um, deverá a todos e não poderá mais emitir. Com a atuação nacional houve uma pulverização de clientes e essa medida se tornou vital.
Air TKT - II
Para quem conhece as entranhas do mercado a segunda missão da Air TKT para reduzir impostos será mais difícil. Até alguns medalhões que atuam fora de São Paulo já pagam o mínimo, já que atuam no regime do Simples. Quem fez a due diligence no pool batizado da Brasil Travel descobriu que a prática do Simples já era uma praxe.
PCdoB X PMDB - I
Vicente Neto, presidente da Embratur, abriu uma reunião de diretoria e gerentes do seu instituto, em conjunto com o Mtur, afirmando que o PCdoB havia levado o seu nome ao Ministro Aloísio Mercadante, para que continuasse no cargo. O partido fez realmente o pleito e pediu mais: quer mais duas diretorias, marketing e administração,
hoje com o PMDB.
PCdoB X PMDB - II
A inusitada declaração de Neto provocou uma resposta fidalga e mais dura do Ministro Vinicius Lages, que reafirmou ser legítimo também, o pleito do PMDB em ter a Embratur na pasta que comanda. O PCdoB ganhou a presidência após o gesto de elegância do PMDB para acomodar Flavio Dino, o hoje governador do Maranhão.
$urreal
Alguns destinos brasileiros estão com preços tão caros, que na avaliação de um grande operador, o dólar pode chegar a R$ 3,50 que ainda fica mais barato ir para o exterior. Um dos itens que mais pesa depois de hotel, é a comida. Uma família de cinco pessoas não gastará menos de R$ 1 mil reais para almoçar em uma boa churrascaria de rodízio no Brasil.
Há vagas!
A prática de vender hotéis em pacotes de no mínimo cinco dias para o Carnaval teve de ser revista nos principais destinos brasileiros. O primeiro destino a quebrar os pacotes foi Salvador. Nunca teve tantas vagas disponíveis na véspera do Carnaval. Os principais Resorts estão com ofertas de last minute. Os hóspedes estão sendo caçados no laço.
Riviera brasileira
Já para a semana do Carnaval, estão faltando hotéis em Miami. O Estado da Florida deverá bater todos os recordes de turistas brasileiros neste mês. Missão impossível é conseguir um assento de classe executiva para
Miami está semana. Tudo lotado. Já tem hotel de luxo em Miami vendendo diária a mil dólares e com lista de espera só com brasileiros.
Exemplo
Quem diria... O patinho feio do processo de concessões, o aeroporto de Brasília, que teve o consórcio apontado como um possível foco de problemas está sendo a locomotiva do processo de privatização. Foi o primeiro a ficar pronto e já é o terceiro do país e hub predileto da TAM, GOL e Avianca. Está longe da Lava Jato.
Choque de ordem
A presidente da TurisAngra, Silvia Rubio, e a prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, estão preparando um choque de ordem nos abusos dos passeios de barco. Já enviaram correspondência ao Ministério do Turismo e acionaram a marinha. Além do risco de vida dos passageiros, a maior preocupação é com o meio ambiente.
Feijoada 5 estrelas
A feijoada do Windsor Barra vai bombar. O cinco estrelas está mudando o eixo do Carnaval. A feijoada précarnavalesca foi um sucesso. Agora no sábado, 14, até o Amaury Júnior da Rede TV vai gravar o seu programa e entrevistar o diretor geral do hotel. Marcos Bezerra supervisiona todos os detalhes do evento.
Contato com a coluna:
Leia esta coluna na internet: www.claudiomagnavita.com.br