SITA Mission Watch e SITA eWAS oferecem visibilidade aprimorada para reduzir o tempo de inatividade das aeronaves, enquanto o SITA OptiFlight® reduz o consumo de combustível e as emissões de carbono
A Azul, maior companhia aérea do Brasil em número de voos e destinos atendidos, firmou um acordo de teste para o uso das soluções SITA eWAS e SITA OptiClimb. Essa novidade avaliará o desempenho e os benefícios potenciais de ambos os sistemas. A Azul já está utilizando o SITA Mission Watch, sendo a primeira companhia aérea das Américas a implementar essa tecnologia. Ao firmar parceria com a SITA, a empresa já está alcançando economia significativa, redução de emissões de carbono e melhoria na eficiência operacional, resultando em menos tempo de inatividade das aeronaves devido a interrupções climáticas em sua frota de 177 aeronaves.
Uma proporção significativa, de até 75%, dos atrasos no tráfego aéreo resulta de condições climáticas adversas, custando às companhias aéreas bilhões a cada ano em despesas adicionais com combustível, custos de tripulação e gastos com manutenção. As ferramentas de conscientização meteorológica da SITA - SITA Mission Watch e SITA eWAS - são recomendadas, globalmente, por mais de 50 mil pilotos e despachantes e estão, agora, prontas para ter um impacto substancial na Azul. De modo geral, a SITA estima que as companhias aéreas podem reduzir o tempo que as aeronaves passam em solo, devido a atrasos climáticos, em até 60%, se tiverem acesso às soluções corretas.
Tanto o SITA Mission Watch quanto o SITA eWAS oferecem feeds de dados meteorológicos de diversas fontes, fornecendo previsões 4D precisas e atualizações em tempo real para alertar preventivamente sobre perigos climáticos, como tempestades, relâmpagos, turbulência de ar claro, ventos fortes, formação de gelo e até cinzas vulcânicas.
Já o SITA OptiFlight® otimiza todas as fases de um voo, incluindo a decolagem, que é a fase que mais consome combustível em qualquer voo. Para a Azul, isso se traduz em uma economia média anual de combustível de 5% durante a subida de cada voo. Esta solução alcança esse número, porque é baseada em learning machine, que fornece velocidades otimizadas e recomendações de nível de voo para cada decolagem. O SITA OptiFlight® consiste em modelos de desempenho específicos da aeronave, combinados por previsões meteorológicas 4D e entradas operacionais do plano de voo para prever cenários de consumo de combustível.
Enquanto o SITA Mission Watch é feito sob medida para despachantes, o SITA eWAS e o SITA OptiFlight® dão suporte aos pilotos. Juntos, eles permitem operações de voo mais inovadoras e econômicas para a Azul.
"Desde 2009, a SITA é a nossa provedora de serviços de DataLink. Durante esse período, a empresa provou ser uma parceira digna de confiança. A SITA investe tempo e esforço exclusivo para o nosso negócio e contribui ativamente para nossas iniciativas de sustentabilidade. Conforme continuamos a buscar maior eficiência operacional, acreditamos que não há melhor parceria para nos manter à frente das inovações tecnológicas”, ressalta Daniel Tkacz, Vice-Presidente Operacional da Azul.
"Ao implementar o SITA OptiFlight®, o SITA eWAS e o SITA Mission Watch, a Azul está, sem dúvida, aprimorando sua frota para ser ainda mais eficiente e estabelecer um novo padrão para a indústria na América Latina e outras localidades”, conclui Yann Cabaret, CEO da SITA para Aeronaves.
Sobre a SITA
A SITA é uma provedora de TI para o setor de transporte aéreo, oferecendo soluções para companhias aéreas, aeroportos, aeronaves e governos. Nossa tecnologia possibilita viagens aéreas mais integradas, seguras e sustentáveis.
Com cerca de 2.500 clientes, as soluções da SITA impulsionam a eficiência operacional em mais de 1.000 aeroportos, ao mesmo tempo em que cumprem a promessa de viabilizar 17 mil aeronaves conectadas para clientes em todo o mundo. A SITA também fornece soluções de tecnologia que auxiliam mais de 70 órgãos governamentais a encontrar o equilíbrio entre fronteiras seguras e viagens eficientes. Nossa rede de comunicações conecta todos os cantos do globo e abrange 60% da troca de dados da comunidade do transporte aéreo.
Em 2021, a SITA tornou-se uma empresa certificada CarbonNeutral® pelo The CarbonNeutral Protocol – padrão global líder para programas neutros em carbono. Estamos reduzindo as emissões de gases de efeito estufa em todas as nossas operações por meio de nosso programa Planet+, reconhecido pela ONU, ao mesmo tempo em que desenvolvemos soluções para ajudar a indústria da aviação a atingir seus objetivos de redução de carbono, incluindo redução do consumo de combustível e maior eficiência operacional. Em 2022, anunciamos nosso compromisso de estabelecer metas de redução de emissões baseadas na iniciativa Net-Zero Standard, do Science Based Targets, uma parceria entre o CDP, o Pacto Global das Nações Unidas, o World Resources Institute (WRI) e o World Wide Fund for Nature (WWF).
A SITA é 100% de propriedade da indústria de aviação e totalmente impulsionada por suas necessidades. É uma das empresas com maior diversidade internacional, prestando serviços em mais de 200 países e territórios.