Serviço estará disponível no início de 2017. Empresa analisa expandir esta oferta aos voos internacionais   

 

Passageiros de voos domésticos da Qantas terão acesso grátis à internet durante a viagem. O serviço é uma parceria com a ViaSat, empresa global de banda larga, que irá operar por meio da nbn™ network, a qual oferece novas soluções de conexão na Austrália, e será dez vezes mais rápido do que o wi-fi convencional utilizado a bordo, permitindo o acesso a inúmeros conteúdos, incluindo vídeos on-demand e ao vivo.

Para o CEO do Grupo Qantas, Alan Joyce, o objetivo é posicionar a companhia australiana como a que disponibiliza melhor experiência de wi-fi a bordo. “Oferecer alta velocidade de internet em voos domésticos é uma ambição há muito tempo e, agora, temos acesso à tecnologia certa para isso.”

A expectativa é de que o voo teste comece ainda no fim de 2016 em um Boeing 737 repaginado para receber o wi-fi de alta velocidade. Toda a frota de voos domésticos Qantas, que inclui os modelos Airbus 330 e Boeing 737, será equipada com antenas modernas e avançadas para captar sinal via satélite. As operações estão previstas para o início de 2017.

No acordo, a ViaSat será responsável pela conectividade das aeronaves e maior capacidade ofertada via satélite e por antenas terrestres na frequência KA-band. "Estamos muito satisfeitos em trabalhar com a Qantas, que compartilha nosso compromisso em proporcionar aos passageiros aéreos a melhor e mais conveniente experiência de conectividade a bordo", diz Mark Dankberg, presidente e CEO da ViaSat.

"Trazemos para a Qantas todo conhecimento de internet em voo, que serve cerca de 500 aeronaves comerciais nos EUA. Nós conectamos mais passageiros a velocidades elevadas e maior franquia por passageiro – de até 20 Mbps por pessoa –, banda larga suficiente para realizar qualquer atividade, incluindo streaming de vídeos ao vivo, on-demand e música”, completa Dankberg. “São 1500 voos diários e 148 atividades simultâneas em dispositivos móveis, a maioria utilizando serviço streaming de mídia.”

“O serviço que a Qantas irá oferecer a seus passageiros no ar será similar ao que eles usam em solo”, afirma Alan Joyce. “A qualidade não é limitada a utilização do Facebook ou checagem de e-mail. É algo para assistir jogos, programas de TV, filmes, vídeos e até para fazer compras on-line.”

Essa conectividade permite, ainda, a melhoria do entretenimento disponível a bordo, o qual passa por constantes adaptações. A Qantas almeja proporcionar experiências premium aos seus clientes, e o acesso ao wi-fi vem complementar os outros serviços grátis já disponibilizados durante o voo. O Grupo também analisa expandir esta oferta aos voos internacionais.  

A Qantas está envolvida com as regulações mais relevantes para a certificação e aprovação do novo serviço.