Registro cedido pela IATA é o programa independente de avaliação mais completo e aceito internacionalmente em segurança operacional

 

A TAM Linhas Aéreas e a TAM Airlines (com sede no Paraguai) obtiveram a renovação do registro IOSA (IATA Operational Safety Audit), com validade até 20 de janeiro de 2018. Lançado pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) em 2003, o IOSA é o programa independente de avaliação mais completo e aceito internacionalmente em segurança operacional, destinado a avaliar os sistemas de gestão e controles operacionais de companhias aéreas. 

A TAM possui o registro IOSA desde janeiro de 2007, sendo que a certificação foi ratificada pela IATA em 2008, 2010, 2012, 2014 e agora neste ano. A revalidação do registro IOSA foi conferida após a conclusão de auditoria de cerca de mil requisitos relacionados com as empresas como um todo, assim como os seus sistemas de segurança e processos operacionais. Durante esse processo, diversas áreas das companhias da TAM S.A. foram avaliadas: Despacho Operacional, Manutenção e Engenharia, Operações de Cabine, Operações de Cargas, Operações de Ground Handling – Aeroportos e Rampa, Operações de Security e Operações de Voo. 

Segurança operacional

A segurança é um valor imprescindível para a TAM, que segue os mais elevados padrões de segurança do mundo, atendendo rigorosamente aos regulamentos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Dirección Nacional de Aeronáutica Civil (DINAC) e das demais autoridades internacionais. Além disso, a companhia possui uma das frotas mais jovens do mundo e mantém ainda um rigoroso programa de manutenção.