Notícias

Array

Hotelaria

Array

Destinos

Array

As ações de qualificação profissional e empresarial desenvolvidas pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur) visando à Copa do Mundo de 2014 foram apresentadas pelo secretário Domingos Leonelli no Fórum Estadual de Turismo, na tarde desta segunda-feira (30), no Salão Xangô do Centro de Convenções da Bahia.

Na oportunidade, o secretário fez a avaliação do I Salão Baiano de Turismo, dando partida para a preparação da segunda edição do evento. Os projetos do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Nacional) na Baía de Todos-os-Santos integraram a pauta do evento, que reuniu o trade baiano e secretários municipais de turismo.

Acontecerá no próximo dia 15 de Agosto, às 20 horas, a inauguração do Centro de Eventos do Ceará (CEC), que contará com a apresentação inédita do tenor e maestro espanhol Plácido Domingo. O CEC será o mais moderno local para eventos da América Latina e o segundo em extensão do Brasil.

O estudante Welbert Figueiredo passou por vários pontos turísticos da cidade Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, Olinda seduz pelas belezas naturais e pelo rico conjunto arquitetônico construído nos últimos séculos pelas mãos do homem.

O Diário Oficial da União publicou nesta quarta-feira (25), portaria do Secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, reconhecendo o estado de calamidade pública em Natal. Com isso, Natal está apta a receber recursos para a recuperação do calçadão de Ponta Negra, destruído pela força da maré.

Três jornalistas da revista norte-americana Time, que estiveram na Bahia para produzir um conteúdo especial sobre os destinos turísticos do estado, foram embora encantados com as belezas e o povo da Boa Terra.

A Bahia deve receber, na Copa do Mundo de 2014, cerca de quatro mil turistas mexicanos. A estimativa foi feita nn semana passada durante reunião entre representantes da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa (Secopa), Bahiatursa e da empresa Nevada Tours, agência oficial do México responsável pelas vendas dos pacotes para os jogos do Mundial de 2014.

Acompanhados por Ray Whelan, CEO da empresa Match, os empresários mexicanos confirmaram que serão três mil turistas e mais mil familiares dos jogadores e dos próprios dirigentes esportivos da entidade máxima do futebol daquele país. Eles vieram visitar cinco hotéis em Salvador localizados nas regiões da Barra/Ondina, Centro Histórico e Stella Mares.

Paola Ruiz Velasco, diretora-geral da Nevada Tours, afirmou que “a expectativa para o evento está muito grande”. Na ocasião, ela ainda informou que eles pretendem realizar uma grande promoção, junto com o Governo da Bahia, nos meses de outubro e novembro, “para confirmar a presença máxima dos turistas e para aproveitar e divulgar o destino Bahia também para a Copa das Confederações, na qual o México está com participação assegurada”.

Os representantes mexicanos foram recepcionados pelo coordenador de Relações Internacionais e Esportiva da Secopa, Marco Costa, pela coordenadora de Marketing, também da Secopa, Mônica Baqueiro, e pela diretora de Relações Internacionais da Bahiatursa, Rosana França.

A realização da Copa das Confederações em 2013, da Copa do Mundo em 2014 e o sorteio das chaves do mundial, todos com realização confirmada para a Bahia, estarão incluídos na estratégia da Bahiatursa de captar mais voos para o Estado, já a partir deste ano. Nesta quinta-feira (12), a companhia aérea portuguesa SATA lançou, no Centro de Convenções, em Salvador, o voo semanal Lisboa-Salvador, que entrará em operações no próximo dia 27 setembro, em evento que contou com a presença do secretário de Turismo do Estado, Domingos Leonelli, dos diretores da empresa, Pedro Bollinger e Rui Quadros, e de representantes das principais entidades do trade turístico baiano.

De acordo com o secretário Domingos Leonelli, o voo deve desembarcar mil passageiros por mês na Bahia e outros mil em Portugal, pois a aeronave Airbus A310 tem capacidade para 222 passageiros. “Temos em Portugal um mercado importante, e este voo, juntamente com os de outras companhias, partindo de outros destinos europeus, será fundamental no curto prazo e também para os próximos dois anos, quando sediaremos importantes eventos esportivos na Bahia e no Brasil”, afirmou.

A diretora de Mercado Internacional da Bahiatursa, Rosana França, afirmou que os próximos passos são os de fazer a promoção do novo voo e dos outros que já haviam sido conquistados e realizar campanhas voltadas para público final, nos mercados emissores. Conforme a diretora, a Bahiatursa está participando dos projetos desenvolvidos pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) para divulgação das cidades-sede do Mundial da Fifa de 2014.

Para Rui Quadros, dirigente da SATA, o trabalho realizado pelo governo baiano para agilizar todas as licenças junto à Anac foram fundamentais para a liberação do voo.

Já Pedro Bollinger, também executivo da companhia aérea, destacou a tradição da empresa. “Temos mais de 60 anos de história e focamos nos destinos do (Oceano) Atlântico. Já voávamos em regime de fretamento para Salvador e surgiu uma oportunidade que considerávamos estratégica, já que tínhamos aeronave disponível. A Bahia é uma janela de oportunidades para a nossa empresa e vamos agarrá-la”, disse.

 

Trade baiano comemora nova frequência para Portugal

Presentes no evento de lançamento do voo da SATA, os empresários do trade turístico da Bahia elogiaram a iniciativa.

O presidente do Conselho Baiano de Turismo, Sílvio Pessoa, ressaltou a importância do mercado português e destacou a posição da Bahia no ranking nacional de turismo. “É com a chancela do principal destino turístico do Nordeste, recebendo mais estrangeiros do que todos os outros estados juntos, que mostraremos as nossas potencialidades e aproveitaremos mais essa ligação com a Europa”, afirmou.

Já Pedro Costa, presidente do Convention Bureau Salvador e Litoral Norte, lembrou que Salvador é o terceiro principal destino de negócios do país e ressaltou que tentará captar eventos de empresas europeias para a capital baiana. Da mesma forma, o presidente da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (Abav), Pedro Galvão, elogiou a iniciativa e colocou a entidade que preside à disposição da companhia aérea.

Executtivos do segmento hoteleiro de Salvador também estiveram presentes no lançamento do voo da SATA. O presidente da ABIH-Seção Bahia, José Manuel Garrido, disse que o voo será importante para o setor, o que foi ratificado pela executiva de contas da Rede Catussaba, Olivia Bertolini.

Em 2011, de acordo com dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), mais de 25 mil portugueses visitaram o território baiano, o que representa 4,5% dos 558 mil estrangeiros que visitam o Estado.

As passagens do novo voo da SATA começarão a ser vendidas a partir de agosto, através do site http://www.sata.pt/pt-pt. O valor das tarifas não foi divulgado.

Operar estádios com qualidade, eficiência, organização e segurança. Esses foram os temas debatidos no encerramento do Seminário de Operações de Estádios da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, que contou com a presença do Diretor Executivo de Operações do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo, Ricardo Trade, e do Secretário Especial da Copa 2014 do Estado, Ferruccio Feitosa.


No balanço do seminário, expectativas de que o Brasil se tornará referência em 2014. “Foi como um MBA de três dias. Temos que inaugurar uma nova era de atenção ao torcedor e à imprensa, com  acesso rápido à internet; limpeza; e logística, detalhes que parecem simples, mas fazem a diferença. Todo mundo está ávido por isso. Nós brasileiros somos muito bons em operação e organização e isso vai ser percebido não só nas arenas, mas também nas cidades que terão seus potenciais exibidos. É isso que estimula as pessoas a voltarem”, ressaltou Ricardo Trade.


O Diretor de Operações do COL ressaltou ainda a confiança no trabalho desenvolvido no Ceará. “O Castelão está com as obras avançadas e isso não é segredo pra ninguém. É muito fácil falar do Ceará. Ficamos tranquilos quando percebemos que está tudo ficando pronto. Assim podemos nos preparar melhor para pensar na operação do evento”, disse Trade. Na ocasião, Ferruccio Feitosa destacou a importância do encontro. “Ficamos felizes com a confiança e saímos daqui cada vez mais firmes com o propósito de que não basta fazer estádios com padrão internacional. É preciso operar com o mesmo nível.”


Durante a coletiva foram debatidas também as melhores maneiras de administrar os legados que serão deixados pela Copa do Mundo da FIFA 2014. Segundo Ferruccio Feitosa, a principal estratégia é transformar os equipamentos esportivos em arenas multiuso. “Nosso intuito é dar segurança a população pensando não só na execução, mas na operação do estádio. Queremos utilizar o equipamento o máximo possível também com eventos culturais, artísticos e religiosos. Só assim poderemos estimular as crianças a acreditar nos sonhos e dar uma melhor qualidade de vida aos jovens, possibilitando que eles ocupem seu tempo com o que é saudável.”


Sobre o evento

Promovido pelo Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo da FIFA 2014, em parceria com o Governo do Ceará, através da Secretaria Especial da Copa 2014, o Seminário de Operações de Estádios foi realizado de 10 a 12 deste mês no Centro de Eventos do Ceará. Ao todo, mais de 200 pessoas das 12 sedes participaram da programação.

Durante três dias o seminário proporcionou a troca de experiências e de conhecimento em busca de promover o desenvolvimento do legado ao contribuir para que após 2014 as arenas continuem oferecendo serviços de alta qualidade. Os encontros serviram ainda para que fosse discutido o papel que cada um – COL, FIFA e os operadores dos estádios – vai exercer durante a Copa das Confederações da FIFA e a Copa do Mundo da FIFA. Entre os temas abordados estavam a hospitalidade, serviços médicos, marketing, imprensa, TV, segurança, credenciamento, tecnologia, transporte, logística e limpeza.

 

 

Um queijo coalho com mais de uma tonelada será a principal atração turística do 6º FestLeite - Festival do Leite de Quixeramobim, que acontece  de 16 a 18 de agosto, na Praça da Matriz. A peça desta edição será quase três vezes maior do que a apresentada em 2007, que tinha 350 kg.  De lá para cá, o peso só aumentou na disputa pelo título de maior queijo do Brasil. Em 2008 foram 718 kg. Em 2009, 780 kg. No ano de 2010, a medida foi de 910,5 quilos e no ano passado, o queijo alcançou a marca de uma tonelada.


Evento tradicional e já inserido no calendário turístico do estado, o FestLeite foi criado com o objetivo de promover, fortalecer e desenvolver o agronegócio. Na feira também são apresentadas novas tecnologias de produção, gestão e comercialização com foco na sustentabilidade, além da valorização da culinária e auto-estima dos moradores.

Promovido pela Prefeitura de Quixeramobim, em parceria com o Sebrae no Ceará o evento também tem o apoio do governo federal, dos bancos do Nordeste e do Brasil, além de empresários e produtores locais. O FestLeite também dá visibilidade turística ao município que tem a maior bacia leiteira do Ceará, com 60 mil cabeças de vaca e a produção de diária de 110 mil litros de leite.

Um dos momentos mais esperados, a pesagem do queijo, acontece tradicionalmente na abertura do evento, às 20h, do dia 16 de agosto. O queijo para a disputa é produzido com leite doado pelos produtores e, depois da pesagem é distribuído ao público. As sobras são distribuídas em hospitais e casas de repouso.

Fortaleza – Começa hoje, sexta-feira (13) até domingo (15), a terceira edição do Festival Gastronômico da Arraia, na praia de Barra Nova, em Cascavel (CE). No evento, acontecerão cursos e oficinas de capacitação para a melhoria dos serviços das barracas de praia, e também degustação de pratos, feira de artesanato e shows com artistas locais.

Apesar de seus encantos naturais, a praia de Barra Nova estava estagnada no setor turístico. A iniciativa da realização do festival partiu da Associação da Cadeia Produtiva do Turismo do distrito de Jacarecoara, composto por 20 empreendimentos entre barracas de praia, restaurantes, pousadas e agências de viagens. Os empresários pediram ajuda à prefeitura municipal e o Sebrae no Ceará apoiou a iniciativa por Escritório Regional do Litoral Leste.

Nesta edição, o evento é co-realizado pela Associação dos Empreendedores da Cadeia Produtiva do Turismo do Distrito de (ACPTur) e pelo Instituto para o Desenvolvimento da Cultura e do Turismo de Jacarecoara (IDCTUR). A iniciativa tem total envolvimento da comunidade, contando com a participação dos pescadores, donos de barracas, vendedores ambulantes, pousadas e toda a população em geral.