Notícias

Array

Hotelaria

Array

Destinos

Array

Redação

A Prefeitura do Rio, por meio da Riotur, dá início nesta quarta-feira (25/08) ao Cadastro de Blocos de Rua do Carnaval 2022. Esta é mais uma etapa do planejamento da cidade para o evento, cuja realização depende do cenário epidemiológico da pandemia da Covid-19 e de que os órgãos competentes no combate à doença sejam favoráveis à realização da festa

Para registrar o pedido de cadastro, representantes dos blocos deverão acessar o sistema no site da Riotur, na aba “Cadastro de Blocos”, entre os dias 25 de agosto e 14 de setembro. 

Após o encerramento das inscrições, o sistema continuará no ar para que os representantes dos blocos possam acompanhar os pedidos, que passarão por fases de análise, entrega de documentação, revisão de parecer e legalização com órgãos como o Corpo de Bombeiros (CBMERJ) e as polícias Civil e Militar. A previsão é que em dezembro a lista com os blocos autorizados a desfilar no Carnaval 2022 seja divulgada. 

Em caso de dúvidas, os representantes podem entrar em contato com a Diretoria de Operações da Riotur através do e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. ou dos telefones (21) 2088-0561/ 2088-0562. 

Redação

O recente anúncio do Prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, flexibilizando as medidas de restrição na capital, deixou o trade turístico animado. A Dio Operadora não perdeu tempo e, em parceria com o Rio Convention & Visitors Bureau, hotéis e serviços no Rio de Janeiro, promove, na próxima semana, entre 10 e 12 de agosto, o I FAMTOUR DE EXPERIÊNCIA DE LUXO RIO DE JANEIRO do mercado nacional com foco nas agências de viagens do segmento luxo do Espírito Santo.

“As empresas estão unidas pela divulgação do destino Rio. O mercado nacional está despertando, as pessoas querem viajar e precisamos mostrar como a cidade está plena para receber os turistas, com novos atrativos e total comprometimento do receptivo com os protocolos de segurança”, ressalta o diretor da Dio Berkana, Marcello Gandara Corrêa.

As agências capixabas do mercado de luxo aderiram rapidamente. Na última terça-feira (03/08), representantes do turismo do Espírito Santo participaram de um café da manhã pré-famtour para falar de mercado, tendências e oportunidades durante e pós pandemia. “Entendemos que o momento é do turismo doméstico com ênfase para locais mais próximos e queremos estar na dianteira das ações do mercado”, analisa Aline Prado, gerente da Dio Operadora que organizou a ação juntamente com Bárbara Castro, responsável pelo seu departamento de marketing.

O café foi oferecido por Danielle Amorim, Gerente Comercial do Hotel Golden Tulip Vitória, e reuniu Luiza Breda, Samuel Zatta, da JMG Viagens, Suzana Wernesback, da Allianza Viagens e Ana Paula Naciff, da agência Europlan, que registrou o seu entusiasmo. "O Rio de Janeiro é um destino certo no meu caderninho. Cada vez que visito a cidade descubro um lugar novo e diferente. Nesse tempo de pandemia vale voltar a cidade maravilhosa e aproveitar o tanto de experiências que ela nos oferece", enfatizou Naciff. Também confirmaram presença no famtour as agências L7 Viagens, Personal Travel, Foca Viagens e Tia Zirinha.

É importante reconhecer que o Rio de Janeiro tem conquistado um excelente desempenho na campanha de vacinação. Por diversas vezes o calendário de imunização foi antecipado e a perspectiva é de vacinar toda a população de até 18 anos ainda em agosto, com a 1ª dose e, até novembro, com a 2a. O Rio foi, também, a primeira capital a anunciar o planejamento do primeiro Réveillon e Carnaval do pós-pandemia.

“Para uma cidade que respira turismo, um dos segmentos que mais geram emprego e renda para a população fluminense, além de estar entre os maiores arrecadadores dos cofres públicos, a retomada do setor de turismo e eventos é uma notícia que interfere diretamente no sustento de milhares de famílias e na manutenção de milhares de negócios”, ressalta Alfredo Lopes, presidente do Conselho da Associação de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro.

É neste cenário que o Rio assume a dianteira. “Entendemos que a iniciativa do famtour é uma oportunidade de apresentar aos agentes de viagens todo o compromisso dos hotéis Sheraton Grand Rio Hotel & Resort e do JW Marriott Hotel Rio de higiene e segurança, assim como os protocolos estabelecidos. A ideia é mostrar ao trade e levar ao viajante todos os nossos processos e tecnologias, como aplicativo Marriott Bonvoy que viabiliza o check-in (mobile check-in) pelo celular, e que este seja usado como uma chave de acesso ao quarto”, destaca Renata Dias, Gerente de Vendas Sênior da Marriott Brasil, que ofereceu a hospedagem aos convidados.

A programação inclui visita a hotéis 5 estrelas cariocas, alta gastronomia e atividades que vão além dos cartões-postais, um mergulho no melhor que o Rio oferece.  

O setor de turismo viu com bons olhos e recebeu de braços abertos a notícia do planejamento da retomada divulgada pela Prefeitura para a partir de setembro. Precisamos reconhecer que o Rio de Janeiro tem conquistado um excelente desempenho na campanha de vacinação. Por diversas vezes, a vacinação foi antecipada pelo nosso prefeito Eduardo Paes, que tem, inclusive, intenção de imunizar toda a população de até 18 anos ainda em agosto.

Para uma cidade que respira do turismo, um dos segmentos que mais geram emprego e renda para a população fluminense, além de estar entre os maiores arrecadadores dos cofres públicos, a retomada do vezes a setor de turismo e eventos é uma notícia que interfere diretamente no sustento de milhares de famílias e na manutenção de milhares de negócios.

Fazendo uma breve linha do tempo, segundo dados do HotéisRIO, no início de março de 2020, a ocupação da rede hoteleira estava em torno de 70%. Em abril, este índice caiu para menos de 5% e os hotéis começaram a fechar as portas. Em maio, já eram cerca de 90 hotéis e albergues fechados e mais de 25% dos postos de trabalho suspensos permanente ou temporariamente.

A reabertura dos hotéis começou timidamente em junho, mas ganhou força a partir de agosto. Além dos selos estadual e municipal com orientações dos protocolos sanitários de combate à Covid-19, no final do ano passado, a hotelaria esteve envolvida em campanhas promocionais voltadas para o público interno e principais mercados emissores. Fomos protagonistas no cenário das viagens seguras e seguimos esta tendência ao planejar a retomada.

Confirmando as perspectivas do trade de turismo, a retomada tem se consolidado pelo turismo doméstico, em viagens rodoviárias em núcleos familiares. Os hotéis do interior do estado se destacam com as melhores ocupações – respeitando a capacidade permitida – nos finais de semana. Mesmo com a suspensão dos eventos corporativos, houve aumento na demanda durante a semana em função da suspensão das aulas e do trabalho remoto.

O setor trabalhou com criatividade e resiliência para manter as portas abertas, porém, o turismo não se sustenta sem um calendário de eventos robusto, sem uma agenda de promoção sólida. E é neste cenário que o Rio assume a dianteira. Somos a primeira capital a anunciar o planejamento do primeiro Réveillon e Carnaval do pós-pandemia! E a notícia não poderia ser mais impactante e positiva para o setor.

É claro que a recuperação total pode demorar até quatro anosa e depende diretamente da retomada da economia, do calendário de eventos e de ações promocionais nos principais destinos emissores nacionais e internacionais, e é neste ponto que o nosso gestor municipal acerta ao ganhar a mídia para anunciar o Rio como primeira cidade a planejar a sua retomada. O trade turístico comemora e os empregos agradecem!

Alfredo Lopes é presidente do Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município e conselheiro da ABIH-RJ, presidente do Conselho de Turismo da Associação Comercial - ACRJ

Redação

Numa iniciativa para que o Terreirão do Samba seja reaberto e passe a funcionar permanentemente, produzindo samba durante todo o ano, a Prefeitura, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (Cdurp), com coordenação da Riotur, está lançando um chamamento público para o desenvolvimento de estudos de viabilidade econômica e financeira em uma modelagem cultural, turística e comercial do local.

A ideia, num modelo de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), é licitar a concessão da gestão do equipamento público de 13.600 m2 — o equivalente a quase dois campos de futebol — buscando investimentos privados para a sua revitalização e requalificação. O edital de chamamento dos interessados, que poderão ser pessoas físicas, profissionais liberais, empresas e organizações sem fins lucrativos, está publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (21/06).

Os interessados poderão se habilitar e apresentar suas ideias e conceitos inovadores no prazo de 30 dias. Uma comissão multidisciplinar de avaliação das propostas definirá, após análise, o estudo que mais se enquadra nas premissas e parâmetros estabelecidos no Edital do PMI. Assim, a comissão escolherá aquele que realizará os estudos num prazo de 90 dias.

– É um processo em que os interessados apresentam estudos completos para o melhor uso do espaço público. Até o fim do ano a Prefeitura deve ter o modelo de Concessão definido para seguir com o processo licitatório – projeta Gustavo Guerrante, presidente da Cdurp.

A realização e aprovação das propostas deverá balizar a licitação para a gestão do tradicional espaço carioca inaugurado em fevereiro de 1991 e situado à Rua Benedito Hipólito, nº 66, no Centro, a poucos metros do Sambódromo da Marquês de Sapucaí. A Riotur quer a modernização do equipamento através de uma gestão profissional e eficiente, usufruindo a expertise de grandes empresas de entretenimento e eventos que o Rio de Janeiro e o Brasil possuem.

Para isso, obrigatoriamente 60% da programação anual do novo Terreirão do Samba deverá ser dedicada ao samba e suas diferentes vertentes e matrizes. Além disso, durante o período de Carnaval, toda a programação deverá ser exclusivamente dedicada ao samba.

Entende-se por período de carnaval o compreendido entre os 25 dias antes da sexta-feira de Carnaval, passando pela semana dos desfiles das escolas de samba no Sambódromo, e os oito dias posteriores ao Desfile das Campeãs, no sábado após o Carnaval. Todo o planejamento, programação e produção artística deste período carnavalesco deverá ser decidido mutuamente com a Riotur.

– Vamos devolver esse equipamento incrível para a cidade com samba o ano inteiro, valorizando a região e trazendo um novo espaço para o turismo e para a gastronomia, movendo a economia e gerando trabalho. A volta do Terreirão do Samba é para ser comemorada! – celebra a presidente da Riotur, Daniela Maia.

Redação

Nesta sexta-feira (11/06), o Sindicato dos Meios de Hospedagem do Rio de Janeiro (HotéisRIO) divulgou a taxa média de ocupação hoteleira para o fim de semana do Dia dos Namorados (de 11 a 13/06). Até o momento, a hotelaria carioca registra cerca de 70% de seus quartos ocupados.

A região da Barra da Tijuca/ Recreio/ São Conrado lidera a preferência dos casais, com 89% de ocupação, seguida por Ipanema/ Leblon (78%), Flamengo/ Botafogo (66%), Leme/ Copacabana (62%) e Centro (52%).

Um dado a se destacar é que a pernoite do Dia dos Namorados (12/06) registra uma média ainda maior na rede hoteleira da capital, em torno de 77%, com destaque para as regiões da Barra da Tijuca/ Recreio/ São Conrado (94%) e Ipanema/ Leblon (84%), seguidas por Flamengo/ Botafogo (74%), Copacabana/ Leme (71%) e Centro (61%). O incremento se deve, principalmente, aos hotéis que oferecem pacotes românticos ou serviços especiais para a celebração da data, o que fez com que as reservas em seus restaurantes esgotassem em poucos dias.

“Estamos otimistas com a retomada gradual de nosso setor e confiantes de que a vacinação acelerada possibilitará vislumbrarmos um cenário cada vez mais promissor”, relata o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes.

E para dar fôlego a essa retomada, a campanha “O Rio não Para”, que teve uma edição em 2019, retorna este ano repaginada e com o objetivo de proporcionar aos turistas da capital benefícios e/ou descontos exclusivos ao longo de todo o ano. Neste mês, é a vez de o “O Rio não Para, para você não parar de se apaixonar”, em celebração ao Dia dos Namorados (12/06) e Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ (28/06). Ao longo de junho, quem visitar a cidade terá direito a benefícios especiais dos parceiros envolvidos no projeto. Tudo pensado para que o turista viva uma experiência única na cidade. Entre os parceiros e apoiadores do projeto estão HotéisRIO, RIOgaleão, Bondinho Pão de Açúcar, Grupo Cataratas, RioLine e Campo Olímpico de Golfe.