Notícias

Array

Hotelaria

Array

Destinos

Array

Receitas tradicionais em novas apresentações enriquecem a gastronomia do balneário pernambucano

A fama dos doces pernambucanos harmoniza com a beleza das praias do seu litoral e corre de boca em boca nos comentários de quem já experimentou, e não esqueceu. De tão deliciosos e significativos, dois dos mais tradicionais – o bolo de rolo e a cartola – já são considerados, por lei, patrimônios culturais e imateriais do Estado de Pernambuco.

A tradição abre espaço também para a criatividade. “Em Porto de Galinhas, as sobremesas ganham cores, texturas e sabores inesquecíveis, mesmo quando se acredita que a receita não guarda mais segredo. E boa parte dessas iguarias é feita com ingredientes da terra, o que as torna ainda mais marcantes e inesquecíveis”, ressalta o presidente do Conselho do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau, Otaviano Maroja.

É o caso da cartola. A clássica sobremesa preparada com bananas fritas, cobertas por generosas fatias de queijo de manteiga e polvilhadas com açúcar e canela, ficou ainda mais apetitosa no João Restaurante ao ser incrementada com brigadeiro. “Essa sobremesa foi criada para o Festival Porto Gastrô de 2013, cujo tema era o brigadeiro”, explica o proprietário João Adauto.

A receita é a mesma, mas em vez da canela com açúcar, usa-se o brigadeiro em ponto de colher, decorado com uma folha de hortelã. A dica é preparar o brigadeiro com chocolate com ao menos 32% de cacau. “Esta é a sobremesa mais vendida no restaurante”, conta João Adauto.