Notícias

Array

Hotelaria

Array

Destinos

Array

 

 

Um queijo coalho com mais de uma tonelada será a principal atração turística do 6º FestLeite - Festival do Leite de Quixeramobim, que acontece  de 16 a 18 de agosto, na Praça da Matriz. A peça desta edição será quase três vezes maior do que a apresentada em 2007, que tinha 350 kg.  De lá para cá, o peso só aumentou na disputa pelo título de maior queijo do Brasil. Em 2008 foram 718 kg. Em 2009, 780 kg. No ano de 2010, a medida foi de 910,5 quilos e no ano passado, o queijo alcançou a marca de uma tonelada.


Evento tradicional e já inserido no calendário turístico do estado, o FestLeite foi criado com o objetivo de promover, fortalecer e desenvolver o agronegócio. Na feira também são apresentadas novas tecnologias de produção, gestão e comercialização com foco na sustentabilidade, além da valorização da culinária e auto-estima dos moradores.

Promovido pela Prefeitura de Quixeramobim, em parceria com o Sebrae no Ceará o evento também tem o apoio do governo federal, dos bancos do Nordeste e do Brasil, além de empresários e produtores locais. O FestLeite também dá visibilidade turística ao município que tem a maior bacia leiteira do Ceará, com 60 mil cabeças de vaca e a produção de diária de 110 mil litros de leite.

Um dos momentos mais esperados, a pesagem do queijo, acontece tradicionalmente na abertura do evento, às 20h, do dia 16 de agosto. O queijo para a disputa é produzido com leite doado pelos produtores e, depois da pesagem é distribuído ao público. As sobras são distribuídas em hospitais e casas de repouso.