Notícias

Array

Hotelaria

Array

Destinos

Array


Município baiano é um dos 65 destinos trabalhados pelo MTur

Lençóis, patrimônio histórico localizado no interior da Bahia, abre, no próximo dia 9, inscrições para mais um curso de qualificação profissional. Esta tem sido uma rotina da Secretaria de Turismo do município, que adotou os resultados do estudo de competitividade do Ministério do Turismo como bússola para definir ações para impulsionar o turismo local.

“O estudo identificou carência de mão de obra especializada na cidade e, a partir daí, fizemos parcerias com universidades e com o Senac para promover cursos em diversas áreas e já formamos, por exemplo, 35 guias turísticos”, conta o secretário de Turismo de Lençóis, Delmar Araújo. Segundo ele, o desafio é transformar antigos garimpeiros em profissionais do turismo, hoje é principal atividade econômica da cidade.

Cidade histórica, fincada no Parque Nacional da Chapada Diamantina, Lençóis registra movimentação de turistas principalmente nos feriados prolongados e fins de semana. Salvador, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo são os principais emissores. Festas religiosas, natureza e vasto patrimônio histórico e artístico estão entre os atrativos ofertados pelo município de cerca de dez mil habitantes e 3,5 mil leitos de hotel.

Lençóis é um dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, selecionados pelo MTur para alcançar padrão internacional de qualidade. O índice de competitividade é apurado desde 2008, quando o MTur começou a avaliar, ano a ano, o estágio de desenvolvimento dos destinos com base em 13 variáveis relacionadas à atividade turística.

No dia 9, serão abertas inscrições para os cursos de auxiliar administrativo e servente. No entanto, o Senac e as prefeituras de Lençóis e da região da Chapada Diamantina oferecem também cursos de qualificação para recepcionista, garçom, camareiro e agente de viagem.