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O objetivo do evento foi reunir em um só lugar toda a diversidade da indústria do Maranhão

A Expo Indústria Maranhão, que começou no dia 28, teve o objetivo de reunir em um só lugar toda a diversidade da indústria do Maranhão. Com este mesmo propósito, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) esteve presente no evento. “A inclusão do turismo na feira demonstra a importância do segmento na atração de negócios para o Estado e geração de emprego e renda”, disse a Secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade.

A Secretaria de Turismo do Maranhão esteve presente no “Espaço de Todos Nós”, junto com a Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (Seinc), Secretaria de Estado de Minas e Energia (Seme), e Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap). “A ideia é reunir em um grande espaço as potencialidades do Maranhão nas mais diversas áreas. No que refere-se ao turismo, apresentaremos os polos turísticos São Luís, Chapadas das Mesas e Lençóis Maranhenses, com as presenças das Secretárias Municipais de Turismo das principais cidades dos polos”, detalhou.

No tocante a produção artesanal, por meio do Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama), uma exposição de Artesanato tanto no estande da secretaria de turismo, quanto na “Casa Maranhão”, espaço destinado às produções artesanais e gastronomia típica do estado, que reproduz uma típica casa maranhense, será apresentada aos visitantes da Expo. “O objetivo é promover a produção artesanal do Maranhão, seguindo a política do governo Flávio Dino, e reforçar as vendas dos profissionais que se dedicam ao setor”, explicou a secretária de Estado de Turismo, Delma Andrade.

A participação do turismo na Expo Indústria será uma oportunidade de estimular o maranhense a viajar pelo próprio Maranhão e também atrair cada vez mais visitantes dos estados vizinhos. Com o dólar em alta, os destinos nacionais têm atraído cada vez mais brasileiros para o próprio país, como mostram as agências de viagem físicas e online. “Temos a chance de revelar nosso potencial para os nossos maiores consumidores: os turistas brasileiros”, disse Delma Andrade.

O mundo virtual segue a mesma tendência. A procura por pacotes nacionais aumentou 45%; já as internacionais caíram 18%, segundo a agência de viagens online que mais comercializa hospedagens pela internet no Brasil, com mais de nove milhões de diárias vendidas desde que começou a operar, em 2011. 

Os dados de mercado estão em sintonia com o que revela uma pesquisa feita em setembro pelo Ministério do Turismo, que mede a intenção de viagem do brasileiro pelos próximos seis meses.  Entre os turistas que se mostraram dispostos a arrumar as malas, 77% afirmou que deve fazê-lo por destinos nacionais e apenas 18% por destinos internacionais. A região preferida é o Nordeste, com 39% da preferência; seguida pelo Sudeste, com 30%.