Notícias

Array

Hotelaria

Array

Destinos

Array

 

Secretário ouviu as reivindicações de lideranças do Centro Histórico que visam ao fortalecimento da atividade turística nessa região da capital baiana

 

Durante reunião com empresários e comerciantes do Pelourinho, nesta quinta-feira (14), o secretário estadual de Turismo Nelson Pelegrino elaborou uma agenda com itens que visam ao atendimento às reivindicações da comunidade que vive e trabalha no conjunto arquitetônico colonial - reconhecido como Patrimônio da Humanidade. O encontro marcou o início das atividades no gabinete do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), onde o secretário passa a trabalhar, regularmente, uma vez por mês.

O secretário ouviu as reivindicações de lideranças do Centro Histórico que visam ao fortalecimento da atividade turística nessa região da capital baiana. Profissionais do turismo que atuam no Centro Histórico mencionaram a necessidade de melhoria do padrão de abordagem aos turistas, assim como a importância da solução de problemas sociais existentes na área. Os sistemas de iluminação e das câmeras de vigilância também precisam ser ampliados, citaram os comerciantes.

Participaram também da reunião a delegada Cristiane Coelho e o coronel Walter Menezes, ambos responsáveis pelo policiamento no Pelourinho. O secretário Nelson Pelegrino explicou que a Setur está empenhada em um modelo de governança articulado com áreas como a Segurança Pública, Saúde e Social, incluindo ainda a instância municipal e a comunidade. O objetivo é obter resultados mais eficazes com base nesta transversalidade.

Pelegrino afirmou que vai dialogar com o governador Rui Costa e com o secretário Maurício Barbosa (Segurança Pública) na tentativa de conseguir que o primeiro grupamento do Batalhão Turístico seja designado para o Pelourinho, possivelmente no segundo semestre deste ano.

Diversas lideranças do Pelourinho tiveram oportunidade de apresentar demandas, como Clarindo Silva, da Cantina da Lua; Celso Luis Fernandes, da Associação dos Comerciantes do Pelourinho (Acopelô) ; Davi Costa, presidente do Conselho Comunitário Social e de Segurança Pública do Centro Histórico; e Rivanete Rodrigues, do Sindicato dos Guias de Turismo, dentre outras.